TORCEDORES GREMISTAS E COLORADOS PUXAM A CARROCINHA
Os amigos fazem a aposta desde 2015 no município.
Por Gilmar Bortese
Em Nova Itaberaba(SC)–foto divulgação
Os vencedores do GreNal embarcam na carrocinha que é puxada e empurrada pelos perdedores. “A gozação” acontece em várias cidades, fora do Rio Grande do Sul. No Sudoeste, Capanema tem um clube organizado que faz essas comemorações, seja vencedor o Tricolor ou o Colorado. A carrocinha tem o azul e o vermelho, que simbolizam Grêmio e Internacional. Foto: internet.
O ano foi difícil para os gremistas, afinal, jogar a segunda divisão não é nada agradável para um gigante do futebol nacional. Mas o objetivo foi cumprido, mesmo sem ganhar o título, o Grêmio conseguiu o acesso à série A, e na temporada 2024 está novamente na elite do futebol brasileiro. Para os gremistas de Nova Itaberaba (SC), o sofrimento não terminou ao final do campeonato, em novembro. Calma, vamos explicar!
Na cidade, cerca de 25 colorados e 25 gremistas fazem uma brincadeira que surgiu ainda em 2015, onde o time que termina o Campeonato Brasileiro atrás do rival precisa puxar uma carroça pela cidade. É claro que teria que ter uma dificuldade, os vencedores da aposta ficam em cima da carroça. O trajeto passa pela avenida da cidade, do ginásio de esportes até a praça central.
No final da tarde, os perdedores puxam a carroça com os torcedores do time que venceu o jogo e após a aposta, os rivais, mais amigos finalizam o encontro com um jantar de confraternização. O município de Itaberaba(SC) fica localizado próximo à Nova Erechim, Coronel Freitas, Chapecó, Planalto Alegre e Águas Frias; tem uma população de 64.325 habitantes.
Nota do redator da coluna:
A matéria divulgada nas redes sociais me chamou à atenção porque recentemente conheci um torcedor de um dos times – Grêmio ou Internacional, João Carlos Tolfo, de Capanema (PR), que me contou uma história muito parecida com esta que acabamos de ler. Na sua cidade, Capanema, existe o Clube da Carrocinha, que é acionada após cada GreNal realizado. Os ganhadores embarcam na carrocinha e os perdedores têm que puxá-la e empurrá-la por várias ruas da cidade. No final da brincadeira, há uma grande confraternização entre gremistas e colorados, com muito respeito, sendo que se houver alguma ofensa, o ofensor será excluído do clube, mas todos se respeitam como irmãos.
Parabéns pela iniciativa aos amigos de Capanema, belíssima comemoração, que entrelaça cada vez mais os torcedores dos dois maiores times do Sul do país, entre os quais há uma grande rivalidade, mas que com muita amizade e respeito cada vez mais os enaltece como desportistas de primeira linha, proporcionando exemplos para outros centros, onde nem sempre há esse clima de cortesia e camaradagem.
É sabido que nos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, torcedores mais fanáticos brigam e até matam pessoas, mesmo antes de adentrarem aos estádios. Brigam também lá dentro e, no término dos jogos voltam às agressões, o que é muito lamentável, desumano e inaceitável.
UM VELHO (novo centroavante) no CORITIBA
LEANDRO DAMIÃO CONTRATADO PELO COXA
Ex-Internacional de Porto Alegre foi anunciado por uma temporada no Coritiba para as disputas da Série B.
O atacante Leandro Damião, de 34 anos, foi oficializado pelo Coritiba no dia 13/02/24. O jogador retorna ao Brasil após cinco anos no futebol japonês, onde vestiu a camisa do Kawasaki Frontale e se tornou ídolo. Damião chegou a Curitiba dia 12 e realizou exames médicos no CT da Graciosa.
Na sequência já treinou entre os novos companheiros de clube. em preparação para as disputas da Série B do Campeonato Brasileiro. No Japão, foram 178 partidas, 71 gols e 26 assistências. Além do Beira-Rio, o atacante tem passagens no futebol brasileiro por Santos, Cruzeiro e Flamengo.
o.
Leandro Damião, ex-Inter, Santos. Cruzeiro e Flamengo
O Coritiba contava com o atacante argelino Slimani na reta final da Série A do ano passado, porém, o jogador rompeu o contrato com o Alviverde e se transferiu para o futebol da Bélgica, daí a necessidade da contratação de um goleador; é na expectativa de que Leandro Damião seja a solução para o Coritiba encontrar o caminho do gol na Série B do Brasileirão.
Leandro Damião, nos tempos idos chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, mas a sua carreira, no Brasil, foi muito conturbada no Internacional, que tinha o jogador como grande esperança de vendê-lo para o futebol europeu, por um valor extraordinário.
Damião ficou no aguardo da negociação por um alto valor, mas as coisas não se confirmaram. Todavia, no Coritiba Leandro Damião poderá ser a solução para fazer os gols e levar o time de volta à Série A do Campeonato Brasileiro.
ATLETIBA DOS 100 ANOS TERMINOU EMPATADO
No último domingo (dia 18/02/24), Athletico e Coritiba protagonizaram um grande espetáculo de futebol, no Estádio Couto Pereira, pela 1ª. e penúltima rodada da 1ª. fase do Campeonato Paranaense. O Athletico foi o primeiro a marcar, na etapa inicial, e o Coritiba empatou o clássico nos últimos minutos – 1 x 1, o resultado final.
Com o resultado, o Athletico permanece na liderança, com 22 pontos. O Coritiba ficou em 2º lugar, com 21 pontos, um ponto acima do Maringá, 3º colocado.
Os dois times já estavam classificados para as quartas de final antes do clássico. Os 8 primeiros seguem nas disputas. A última rodada da 1ª. fase do Campeonato Paranaense será no próximo domingo (dia 25). Os jogos “mata-matas” serão definidos pela classificação: 1º contra o 8º, 2º contra o 7º e assim por diante. A equipe com melhor campanha terá o mando de campo no jogo de volta. O Sudoeste está representado pelo Azuriz Pato Branco, classificado entre os oito primeiros, com duas rodadas de antecedência.