Política

Torre de vídeocirurgia vai diminuir viagens e amenizar sofrimento de pacientes no HR

Alfonso Brusamarello e Assis do Couto em visita ao Hospital Regional.

A Comissão de Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) encaminhou ofício ao novo secretário de Estado de Saúde, Antônio Carlos Nardi, solicitando apoio e priorização do processo licitatório para a compra de equipamento de torre de vídeocirurgia completa.

Os recursos são oriundos de uma emenda de bancada indicada pelo deputado federal Assis do Couto (PDT-PR) ao orçamento do Governo Federal. O equipamento vai atender 42 municípios, cuja população estimada chega a 622.874 habitantes.

Sexta-feira, Assis do Couto reuniu-se com a diretora do Hospital Regional, Nádia Zanella Vissoto, onde discutiu o processo de compra dos equipamentos. De acordo com a diretora, o equipamento contempla torre de vídeo cirurgia completa, vídeo laparoscopia, vídeo gastroscopia, colonoscopia e duodenoscopia.

“Informamos que o recurso se encontra no Fundo Estadual de Saúde. Salientamos nesse contexto que na 8ª RS os estabelecimentos que atendem pelo Sistema Único de Saúde não dispõem dos equipamentos necessários para realização dos procedimentos para tratamento dos cálculos o que tem causado extensa fila de espera para Tratamento Fora de Domicílio, com pacientes aguardando procedimentos urológicos sem perspectiva de atendimento, padecendo com suas complicações como infecções, quadros dolorosos e até perda da função renal”, ressalta o presidente da Amsop, prefeito Moacir Fiamoncini (PSDB), em trecho do ofício.

O deputado afirmou que o equipamento é fundamental para diminuir a fila de espera por diversos tipos de tratamentos, principalmente os ligados ao sistema urológico, e evitar que muitos pacientes tenham que se deslocar até Curitiba para realizar este tipo de tratamento. “Vamos fazer gestão junto ao Governo do Estado para que esse processo seja realmente priorizado”, afirmou Assis.
Ainda conforme Nádia Vissoto, o processo está em avaliação pela Assessoria Jurídica do Governo do Estado, e a perspectiva é que a concorrência seja realizada em breve.
Para o orçamento de 2018 do Governo Federal, o deputado Assis do Couto destinou uma outra emenda no valor de R$ 550 mil para a compra de mais equipamentos e material permanentes para o Hospital Regional. De acordo com a diretora NadiaVissoto, várias especialidades serão atendidas.

Entre os equipamentos selecionados estão cardiotocógrafo, detector fetal, serra para gesso, bisturi elétrico, cardioversor, foco cirúrgico de teto, aparelho de anestesia com monitor multiparâmetros, aquecedor de fluídos e lavadora ultrassônica.
O Ministério da Saúde já aprovou a proposta de aquisição dos equipamentos e a perspectiva é que o pagamento da emenda seja realizado no final deste ano