Três lugares essenciais para visitar na Itália
Elogiada em inúmeras obras de cinema, literatura e poesia, e lar de algumas das maiores obras de arte, monumentos históricos e – talvez – da melhor comida do planeta, a Itália exulta, inspira e se move como nenhuma outra.
Com uma paisagem que vai de cidades vibrantes a regiões de beleza natural serena, escolher apenas um punhado de destinos para visitar neste país maravilhoso não é uma tarefa fácil. No entanto, aqui estão três lugares que realmente não devem ser ignorados em seu tour pela Itália.
- Toscana
Região mais romantizada da Itália, a Toscana é feita sob medida para os bon vivants amantes da arte. Lar do Duomo de Brunelleschi e dos afrescos da Cappella Brancacci de Masaccio, Florença, de acordo com a Unesco, contém “a maior concentração de obras de arte universalmente renomadas do mundo”. Além de seus museus de sucesso, igrejas elegantes e ruas renascentistas impecáveis, se espalha uma paisagem ondulante de ciprestes sinuosos, olivais, vinícolas e tesouros regionais.
- Costa Amalfitana
O litoral mais famoso da Itália é uma faixa emocionante: as montanhas costeiras mergulham no mar azul cremoso em uma cena vertical de rochedos íngremes, aldeias bronzeadas pelo sol e florestas exuberantes. Entre o mar e o céu, trilhas de caminhada no topo da montanha oferecem panoramas dignos de um deus. Embora alguns possam argumentar que a costa mais bonita da península é Cinque Terre ou Costa Viola da Calábria, foi a Costa Amalfitana que seduziu e inspirou inúmeros, de Wagner e DH Lawrence a Tennessee Williams, Rudolf Nureyev e Gore Vidal.
- As Dolomitas
Explore o globo e você encontrará muitas montanhas mais altas, maiores e mais geologicamente voláteis, mas poucas podem se igualar ao romance das Dolomitas de granito em tons de rosa. Talvez sejam seus picos ásperos e irregulares, as vibrantes saias das flores silvestres da primavera ou o rico esconderijo de lendas ladinas. Então, novamente, pode ser apenas a atração magnética de dinheiro, estilo e glamour no resort de esqui mais famoso da Itália, Cortina d’Ampezzo, ou a curiosidade lingüística da vila de Sappada, um cartão-postal na montanha. Seja qual for o motivo, este minúsculo bolsão do norte da Itália leva a sedução a alturas vertiginosas.