Teorias & Fatos Históricos

TRÊS TORRES NA HISTÓRIA

Dentre diversas torres ao longo da história, vamos destacar três, que ora construídas por questões religiosas, militares ou como um desafio a modernidade, elas se destacam literalmente.

Torre de Pisa: uma das torres mais curiosas da história do Ocidente marcada pela sua característica mais óbvia – sua inclinação, uma torre “torta” (a fundação ruim foi a causa). Sua localização fica em Pisa (Itália) e sua construção teve início no ano de 1173. Projetada para abrigar sinos, e, portanto, ser um monumento separado da Catedral de Pisa, tem por volta de 55 metros de altura. Em formato de cilindro, rodeada colunas com arcos, a Torre de Pisa tem quase 300 degraus. Ao longo da Segunda Guerra Mundial, tal estrutura já serviu de ponto de observação para os nazistas. Como foi desenvolvida para fins religiosos (abrigar campanários), sua função mudou ao longo de tantos séculos: ser um ponto turístico de renome mundial.

Torre de Belém: o imponente monumento é composto por duas partes – uma fortaleza e a torre em si. Construída por ordem do Rei D. João II, entre 1515 e 1521, a obra está situada na capital de Portugal, Lisboa. Sua função era dupla: projetada tanto para fins cerimoniais, quanto uma estrutura de defesa. Edificada com um calcário raro, possui cinco andares, rodeada por grama e pelo rio Tejo. Francisco de Arruda foi responsável pela elaboração da Torre de Belém – Reconhecida pela UNESCO, é um Patrimônio Mundial.

Torre Eiffel: próxima do rio Sena (Paris, França), uma das mais famosas torres do mundo foi construída (1887-1889), fica no Campo de Marte, diante do rio Sena. “Foi inaugurada em […] pelo então Príncipe do País de Gales, que mais tarde tornara o Rei Edward VII da Inglaterra.” Composta de treliças de metal, a torre possui um trio de plataformas pintadas de marrom (a primeira tem a tonalidade mais escura) – a altura total é de 325 metros e conta com 1.665 degraus. Seu nome deriva de Alexandre Gustave Effeil, arquiteto chefe da obra.

Referência Bibliográfica:

GUIA 101 esculturas e monumentos. Trad. Vivian Barros. São Paulo: OnLine, 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *