Unioeste de Beltrão terá sua primeira defesa de doutorado em Geografia
Por Leandra Fancischeti – Em abril deste ano, o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), da Unioeste, campus de Beltrão, completou 13 anos. São mais de 180 dissertações defendidas; a primeira foi em 14 de julho de 2009, com Edson Luiz Flores, professor da rede estadual de ensino e hoje aluno no doutorado do mesmo programa.
O doutorado em Geografia, que iniciou em 2017, terá sua primeira defesa de tese dia 25 de junho. Por conta da pandemia da Covid-19, o programa terá a primeira banca totalmente on-line e disponível para assistir em tempo real por streaming. A tese será defendida pela discente Vanice Schossler Sbardelotto, que atualmente é professora do curso de Pedagogia da Unioeste. Com o título “O ensino de Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental na formação do pedagogo”, o trabalho foi orientado pela professora Mafalda Nesi Francischett e terá como banca as professoras Ângela Maria Silveira Portelinha, Liliam Faria Porto Borges e Rosana Cristina Biral Leme, da Unioeste; a professora Helena Copetti Callai, da Unijuí (RS) e o professor Sérgio Claudino Loureiro Nunes, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (Igot) de Lisboa.
Fernando Sampaio, coordenador do PPGG, destaca que a relevância do programa está na qualificação de docentes e demais profissionais que atuam na área da Geografia. “O resultado das pesquisas realizadas por nossos mestrandos e doutorandos permite uma ampla análise das condições socioeconômicas, educacionais, territoriais e ambientais da região Sudoeste do Paraná, permitindo aos agentes públicos terem informações para executarem políticas de planejamento regional.”
Além disso, de acordo com professor Fernando, têm sido relevantes as publicações de livros e artigos em periódicos reconhecidos, o que permite ao Programa colaborar com o avanço da ciência geográfica a nível nacional e internacional.
Defesas remotas do Programa Pós em Educação
Dias 28 e 29 aconteceram as primeiras defesas de mestrado via remoto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unioeste, campus de Beltrão. As duas dissertações tiveram como orientador o professor Eduardo Jacondino. Alexsandra Aline Potulski apresentou a dissertação “Os processos de subjetivação e o cuidado de si de alunos/caratecas: a instituição escolar e o dojô como formadores de sujeitos”. Gilberto Antes defendeu o trabalho “A pedagogia histórico-crítica e a formação do sujeito professor crítico”.
Segundo Ângela Maria Silveira Portelinha, coordenadora do PPGE, em Francisco Beltrão, a proposta pedagógica do Programa visa atender às demandas regionais, em sintonia com as questões nacionais da educação. O Mestrado em Educação iniciou em 2012; até o final de 2019, 87 discentes tornaram-se mestres, incluindo assistentes sociais, médicos, psicólogos, pedagogos, professores das diversas áreas do conhecimento e advogados. “A diversidade no campo de formação corresponde à missão do programa, que é formar recursos humanos que contribuam com a produção do conhecimento articulado ao desenvolvimento regional nas diversas áreas da educação.”
Legenda
Os programas de pós-graduação da Unioeste estão com as defesas no sistema remoto.