Beltrão

UNIPAR: Família participa de intervenção nutricional na Clínica Escola de Nutrição

A clínica-escola de nutrição visa a promoção da saúde, qualidade de vida, prevenção e tratamento de doenças.

Assessoria- Os benefícios da expressão “comer bem” vão muito além da escolha por alimentos nutritivos. Atitudes como sentar-se à mesa e dedicar aquele momento à alimentação, sem distrações é chamado de atenção plena, o que significa dar mais atenção ao alimento que estamos consumindo.

Considerando que a alimentação saudável é importante em todas as fases da vida, quando se trata da alimentação familiar, o hábito de reunir a família para fazer as refeições e a inserção da criança e do adolescente no preparo dos alimentos traz muitos benefícios, como o fortalecimento dos vínculos e o incentivo à boa alimentação para futuras escolhas saudáveis.

A Clínica Escola de Nutrição da Universidade Paranaense (Unipar), de Francisco Beltrão, promoveu no fim do ano passado uma tarde de muita interação durante uma intervenção familiar: mãe e filha adolescente prepararam receitas saudáveis (panquecas coloridas e nutritivas, sorvete de frutas natural, bolo de banana com cacau), enquanto as crianças se divertiram na elaboração de sanduíches naturais decorados, todos auxiliados pelas acadêmicas do curso de Nutrição, sob orientação da responsável técnica da clínica-escola de nutrição, a nutricionista Ediane Pissaia.

Segundo Ediane, o objetivo desta intervenção foi criar uma interação familiar, pois a prática de culinária com crianças e adolescentes possibilita a descoberta de diferentes alimentos, sabores e texturas, pois muitas crianças têm dificuldades nas novas escolhas alimentares, pela falta de contato com este mundo. Ademais, reunir a família em torno da mesa para uma refeição saudável incentiva crianças e adolescentes a alimentarem-se bem.

A clínica-escola de nutrição visa a promoção da saúde, qualidade de vida, prevenção e tratamento de doenças. Oferece serviços de atendimento a indivíduos saudáveis ou aqueles acometidos de alguma patologia (crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos), através de acompanhamento e intervenção nutricional. Também faz exame de bioimpedância, que permite analisar a composição corporal.

Para a professora doutora Indiomara Baratto, coordenadora do curso de Nutrição, não existe melhor forma para educar do que dar bons exemplos, isso vale também para a alimentação. “Refeições em família são essenciais para incentivar crianças e adolescentes a comer bem. Visualizando os familiares ingerindo alimentos saudáveis, eles sentirão na prática a importância disso.”

Legenda –  Acadêmicas do curso de Nutrição.