Beltrão

Dotsy Rebelatto: uma vida ligada à música

Assessoria  – Dotsy Myrna Santi Rebelatto nasceu em Videira (SC), dia 17 de janeiro de 1967, filha de Antonio Vacely Santi e Odila Matielo Santi. É casada com Roniedson Rebelatto, mãe de Giovani e Etchevery e proprietária da Escola de Música Sonata. Ela é pianista e professora de música há 41 anos e uma pessoa apaixonada pela arte músical.

Quando Dotsy tinha três anos de idade, as Irmãs Salvatorianas levavam-na para brincar na sala de música do colégio de freiras; logo depois começou a fazer aulas de piano. “Eu não sei direito que idade tinha, era muito pequena, mas meus pais sempre contavam que desde criança eu despertei para a música e queria ser professora de música. Nunca pensei em ter outra profissão, ainda criança fiz um desenho de como gostaria que fosse minha escola de música. Sempre tive muita fé que teria a minha escola e a Sonata é exatamente como eu desejava na infância”, conta Dotsy.

Aos 12 anos, já na cidade de Joaçaba, ela começou dar aulas de música, seu pai conseguiu um piano, que foi doado para a família, e Dotsy dava aulas particulares de piano. “Eu queria dar aulas, minha família era humilde e meu pai ganhou o piano, sempre tive muitas pessoas que ajudaram realizar meus estudos. O meu primeiro salário foi uma Bíblia. Logo depois, aos 14 anos, saí do colégio de freiras e passei a trabalhar dando aulas particulares. Eu comentava com minha mãe que, além de fazer o que eu amava, eu ainda recebia por isso, era muito gratificante.”


Na adolescência a família se mudou para Realeza e Dotsy dava aulas particulares de piano. Logo depois, ela e a mãe foram para Curitiba, onde Dotsy estudou música e diversos instrumentos musicais e seus complementos e continuou dando aulas.

[relacionadas]

Em sua casa, ela abriu uma escola de música chamada Sonata, e lecionava piano, órgão eletrônico, violão e matérias teóricas. Permaneceram em Curitiba sete anos, então a mãe quis se mudar para Francisco Beltrão onde tinha familiares. No dia 31 de janeiro de 1989 foi fundada a Escola de Música Sonata, em Francisco Beltrão.


Ela já estava casada com Roniedson e eles decidiram construir a escola pelo fato de ter muitos alunos e precisar de um lugar onde ela pudesse se dedicar aos alunos. Antes mesmo de construir uma casa para a família, Dotsy pediu que Roni construísse a escola, e ele mandou construir conforme o desenho que ela havia feito na infância.

Ela participou de festivais pelo País e decidiu trazer o festival para Beltrão. Começou com a Semana de Música, da qual participavam alguns músicos e envolvia toda a família. Há 11 anos, passou a ser realizado o festival de música que é de nível internacional.

Dotsy sempre teve alunos bolsistas na Sonata, mas surgiu a necessidade de fazer algo mais, como forma de retribuir tudo que ela recebeu da vida. Foi criado o projeto sociocultural Jovens Músicos Concertistas que profissionaliza crianças e adolescentes, tornando-os músicos profissionais. Eles participaram de eventos por diversos lugares e receberam prêmios. Um de seus alunos, Valentino Vargas Alves, que toca contrabaixo sinfônico e recebeu uma menção honrosa na Argentina, tornou-se professor de música e trabalha na Sonata.

Hoje, a Sonata presta assessoria para mais de 40 escolas de música do Brasil, de forma gratuita. “Eu sempre recebi muita ajuda, eu preciso retribuir de alguma forma. Quando eu era criança nossa família foi ajudada pelo Saul Brandalise. Ele apoiou meus estudos e deu um trabalho ao meu pai. Eu me inspirei no Saul, em seus princípios e na sua determinação, dedicação e responsabilidade, sempre me dediquei à música, nunca parei de estudar, quero continuar dando aulas enquanto Deus permitir”, enfatiza.


Muito emocionada, ao contar sua história de vida, Dotsy diz que diariamente encontra forças para realizar seu trabalho com muito amor e dedicação. Ela vê cada dia como uma nova oportunidade para ser melhor como pessoa e como profissional e afirma que a vida é uma aventura digna de ser vivida.

“Eu tenho muito respeito pela profissão de músico, pois sei que não foi um ser humano que inventou esta arte. Só mesmo Deus poderia ter criado algo tão profundo como a música, eu devo tanto à música, Deus sempre me deu muitas coisas maravilhosas através da música, este meu dom é uma delas.
A música é o jeito que eu encontro para me comunicar com Deus”, finaliza Dotsy.

Legenda:  Dotsy Myrna Santi Rebelatto com seu piano. Créditos: Assessoria