EducaçãoGeral

Universidade Tecnológica expõe projetos de sustentabilidade à Receita Federal

Foto: Diretores e funcionários da UTFPR com o pessoal da Receita Federal. Foto: Assessoria.

Da assessoria – Sustentabilidade Social e Ambiental. Estas são as tônicas que movem professores, técnicos e estudantes do campus da UTFPR de Francisco Beltrão em dois projetos que foram apresentados dia 12 de janeiro a representantes da Receita Federal, uma das instituições parceiras desses projetos. O Projeto Transformar modifica aparelhos receptores de sinal pirata de TV fechada (as famosas skygato e TVBox) apreendidos pela Receita Federal, e os transforma em mini computadores que serão destinados a escolas da rede municipal de ensino.

A escola que receberá as primeiras unidades, dos agora minicomputadores, é a Escola Municipal Germano Meyer, do Bairro Marrecas, que montará um laboratório de informática com os equipamentos. O projeto prevê ampliação para atender também escolas de campo e outras instituições sociais. O professor-dr. Paulo Varela, coordenador do projeto, menciona que a proposta é ainda mais ampla e ousada, com a previsão da reutilização das placas retiradas desses aparelhos apreendidos na área de robótica.

Além do benefício social que o projeto proporciona, transformando equipamentos fruto do ilícito em equipamentos que atenderão a uma demanda social de escolas públicas, existe também a questão ambiental a ser levada em consideração. Os equipamentos apreendidos pela Receita Federal tinham como destino final a destruição, gerando passivo ambiental, e o projeto propicia o reúso desse material.

Outro projeto em pauta na reunião de apresentação à Receita Federal foi o projeto que transforma bebidas apreendidas na região de Fronteira – vinhos e destilados –, em álcool. Os representantes da Receita Federal tiveram acesso ao processo utilizado nessa transformação e também ao projeto de construção de um novo laboratório de destilação no campus, que terá área aproximada de 400 m², com capacidade inicial de processamento de 10 mil litros por mês e capacidade máxima de 40 mil litros/mês.

O projeto de construção do laboratório é sustentável, com captação de água de chuva e geração de energia solar, além de outros detalhes, que vão de encontro à sustentabilidade ambiental. Para que aconteça, os dois projetos precisam e contam com diversos parceiros, entre eles a Receita Federal, que destina os equipamentos e bebidas apreendidos à universidade.

Portanto, apresentar e esclarecer eventuais dúvidas aos parceiros é fundamental. Esse foi o objetivo da reunião de quinta-feira, 12, com representantes da Receita Federal que se mostraram bastante satisfeitos ao conhecer não somente os projetos, mas também o a UTFPR de Beltrão, além de se mostrarem abertos a fortalecer as parcerias existentes e estabelecer novas.