Variedades

Varidades

Faixa Azul

A administração municipal de Francisco Beltrão através do Departamento Beltronense de Trânsito deverá implantar um aplicativo para a utilização do estacionamento das áreas do Faixa Azul. Entidades e segmentos organizados apoiam a iniciativa que já é utilizada em vários municípios e está dentro do conceito das cidades inteligentes. O principal objetivo é modernizar o sistema e facilitar a vida das pessoas, que poderão pagar o estacionamento por meio de um aplicativo que é baixado no celular. A informação foi confirmada nesta semana na Associação Empresarial pela diretora do Debetran, Marilda Galvan Ribeiro. 

Solar Bella Vida

Francisco Beltrão e região irão contar com uma nova casa Solar Bella Vida. O novo residencial para idosos tem terreno amplo, às margens da PR 280, no antigo Haras. No Solar Bella Vida II serão oferecidos 14 leitos, serviço diferenciado e contato diário com a natureza. Atividades de pesca, quiosques para confraternizações, além da presença de animais, muita vegetação e espaço para caminhadas. O local atenderá pacientes que tenham condições de locomoção e que as famílias desejem maior espaço e convívio com a natureza. Informações Telefone: (46) 30350002.

Agência do Trabalhador

A Agência do Trabalhador de Francisco Beltrão lidera a intermediação de mão-de-obra dentre todas as agências do Sudoeste. Também é uma das principais do Paraná, figurando na sexta posição em termos de estado. No mês de janeiro 131 pessoas tiveram acesso ao emprego em Beltrão através da Agência do Trabalhador. Informações adicionaispara quem possui vagas em sua empresa ou está à procura de emprego podem ser obtidas pelo telefone (46) 3523-7272. O atendimento ao público é prestado de segunda a sexta-feira das 08h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h00.  

IPTU 2021

A Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Francisco Beltrão segue com a entrega dos carnês do IPTU de 2021 (Imposto Predial e Territorial Urbano). O carnê também pode ser impresso em casa. Basta acessar o site da prefeitura (www.franciscobeltrao.pr.gov.br), inserir o número de inscrição municipal que consta em carnês de anos anteriores e imprimir.    A entrega presencial será feita até o dia 15 de março no hall de entrada do Espaço da Arte e nas unidades do Poupa Tempo do bairro São Miguel e da Cidade Norte. O vencimento da primeira parcela é no dia 15 de março. Quem pagar à vista terá desconto de 10%. Para quem optar pelo parcelamento, a primeira parcela também vence no dia 15. 

Amarbem

A Associação Marrecas do Bem-Estar ao Menor (Amarbem), entidade sem fins lucrativos, de caráter beneficente, será administrada pela Cáritas Diocesana que reúne as condições básicas para dar continuidade a tão importante tarefa já iniciada pela AMARBEM, em Francisco Beltrão. A Congregação das “Pequenas Irmãs da Sagrada Família”, será responsável pelo atendimento educacional e social de crianças e adolescentes carentes. O presidente da entidade Luiz Postal informou que a Amarbem passa por período de mudanças e em poucos meses as atividades serão retomadas.

MovAce

Iniciada a segunda edição do MovACE Beltrão. Trinta equipes formadas por empresários e colaboradores de empresas do município iniciam o projeto que visa mais qualidade de vida aos participantes por meio de exercícios físicos e de compartilhamento de experiências. O MovACE é organizado pelo Núcleo Idea Mentes Jovens, em parceria com o Núcleo Saúde e Bem-Estar e Núcleo das Academias, ambos vinculados à Associação Empresarial (Acefb). A competição encerra dia 18 de abril. É um projeto que desafiará os participantes a mostrarem as habilidades necessárias em tarefas de seu dia a dia do trabalho, tais como: gestão de tempo, disciplina, foco, superação, expansão da rede de contatos e alcance de metas.

Cursos profissionalizantes

A oferta de cursos profissionalizantes é grande, mesmo sendo gratuitos, não alcançam os objetivos pela falta de candidatos. Foi para tratar desse tema que o comandante do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, tenente-coronel Luiz Cláudio Ferreira de Araujo, reuniu representantes das unidades de Senac, Senai, Sesc, Sesi e Sest/Senat, para um café da manhã. O comandante observou que, “há uns dez anos, tinha que fazer triagem, porque sobrava candidato, e hoje tem que ir atrás para preencher as vagas mínimas de cada curso”. Diante dessa realidade, ele propõe uma triagem no número de cursos. E oferece toda a estrutura da unidade do Exército, tanto para a seleção dos candidatos como para realização dos cursos. Um trabalho em conjunto deverá ser realizado pelas entidades e o 16º Esquadrão ao longo deste ano.

Edgar Marquetti

COLUNA VARIEDADES Edgar Marqueti | Colunista da Folha do Sudoeste/ Rádio Princesa.