Variedades

Coluna Variedades

A Secretaria municipal de Urbanismo da Prefeitura de Francisco Beltrão está fazendo um alerta para a população  quanto ao comércio de lotes em loteamentos irregulares. O problema acontece tanto na cidade quanto no interior do município. Inclusive não existe qualquer regulamentação para loteamentos rurais. A principal recomendação é que, ao comprar terreno em loteamento, a pessoa verifique se o mesmo está regulamentado. Caso contrário, o comprador não conseguirá a documentação para a escrituração. Vender terrenos em loteamento ou desmembramento sem o registro no cartório de imóveis  é crime, conforme prevê a Lei Federal de Parcelamento, nº 6.766/79. Se isso acontecer poderão responder criminalmente os proprietários vendedores, corretores de imóveis, construtores, diretores, gerentes e sócios de empresas envolvidas no negócio irregular. Todos são responsáveis  e se enquadram no crime de venda, promessa de venda ou proposta de alienação deste tipo de imóvel sem registro no Cartório de Imóveis.

O mês de maio é dedicado para a conscientização sobre o trânsito. Neste ano o tema do Maio Amarelo é “Nós Somos o Trânsito”. O objetivo é chamar a atenção da sociedade quanto à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. Em Francisco Beltrão o lançamento oficial da programação será na próxima terça-feira, dia 8, às 14h00, na Câmara de vereadores.  O tema para 2018 foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Observatório Nacional de Segurança Viária. De acordo com a Diretora do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Marilda Galvan Ribeiro, o tema propõe uma reflexão. Integram as ações o Debetran; Secretaria Municipal de Saúde; Departamento de Vigilância em Saúde; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; 8ª Regional de Saúde; Detran–PR; SAMU; Polícia Rodoviária Estadual; Escola Prática Educativa de Trânsito; Policia Civil; Núcleo Regional de Educação e Departamento Municipal de Cultura.

O número de exames de média e alta complexidade em fila de espera em Francisco Beltrão caiu de 12.050 para pouco mais de 4.000 no período de julho de 2017 a março deste ano, quando foram iniciados os mutirões. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, é preciso considerar que  diariamente são solicitados novos exames. Com isso, foi necessário aumentar em 100% o número procedimentos realizados com objetivo de, além de zerar as filas de exames represados, diminuir o tempo de espera dos novos. De julho do ano passado até agora foram feitos quase  7 mil exames de ultrassonografia, 2.300 mamografias e números expressivo de exames em outras áreas.

Dia 13 de maio será comemorado o Dia das Mães, e as expectativas são positivas para o comércio. Esta é a segunda data mais importante para o comércio no ano, perdendo apenas para o Natal.  A avaliação é do presidente da CDL Ladi Dal Bem. O comércio beltronense sempre está preparado com  variedade, bom preço e condições de pagamento. Haverá também horário especial de atendimento.

A Campanha Nacional de vacinação contra a gripe segue até o dia primeiro de junho. O Dia D será 12 de maio, um sábado. Em Francisco Beltrão a vacina será aplicada em todas as unidades de saúde da cidade e do interior do município. Devem receber a vacina pessoas com idade a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, gestantes e mães até 45 dias após o parto.

A biometria vem sendo feita na 69º Zona Eleitoral de Francisco Beltrão . O horário de atendimento é do meio-dia até as 19. A recomendação, é que o eleitor agende seu horário pela internet – www.tre-pr.jus.br – e clique no link “Agendamento biométrico” e escolhendo o horário e dia adequados para o atendimento. Para o recadastramento biométrico é preciso levar o título eleitoral, um documento oficial com foto e o comprovante de residência. O prazo final é 9 de maio.

Edgar Marquetti

COLUNA VARIEDADES Edgar Marqueti | Colunista da Folha do Sudoeste/ Rádio Princesa.