Via Poiesis

VIA POIESIS apresenta-se como o novo espaço da literatura da região Sudoeste do Paraná

            VIA POIESIS apresenta-se como o novo espaço da literatura da região Sudoeste do Paraná. A coluna semanal de Literatura ficará a cargo de quatro escritores/poetas que estarão expondo suas produções literárias neste espaço. Conheça suas biografias e, a partir da próxima semana, deleite-se com a sensibilidade, a criatividade e o olhar crítico que compõem suas obras!

CLAUDEMIR MACHADO MOREIRA nasceu em São João de Meriti /RJ, em 11/11/1969. É médico veterinário, colunista do Jornal Folha do Sudoeste e autor do blog Entre Sangue e Farpas; foi cartunista do jornal “O Sudoeste”  local e no periódico interno da empresa Sadia, unidade de Francisco Beltrão. É um pensador inconformado, e membro do Centro de Letras de Francisco Beltrão.

CLEUSA PIOVESAN nasceu em São João/PR, em 12/05/1967, reside em Capanema/PR. Licenciada em Letras, Português/Inglês, e em Pedagogia, Especialização em Linguagens, Códigos e Suas tecnologias; e em Língua e Literatura, Mestre em Letras; membro de várias instituições literárias, autora de: Não diga que a poesia está perdida; Fragmentos; O causo é bão? Aí, varria, né! (2016); Haicaindo n’alma (2017); e organizadora de Nossa mágica fábrica de sonhos (2016) e Tipologias e gêneros textuais (sob o olhar do aluno) (todos pela Editora JdeB/2017); Descaminhos (2019) Um toque de magia e Literatura inspira poemas (Leia Livros/2020); Ecos (de)mentes (Absurtos/2020); participação em várias Antologias e Coletâneas. Autora e narradora do Podcast Pimenta Rosada, sob o pseudônimo de Fantine (Canal Arte da Vinci). Site: https://bit.ly/3dNQTwfCleusa faz parte das seguintes instituições literárias: AIML (Academia Internacional Mulheres das Letras); ABLAM (Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas); ACILBRAS (Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil; AMCL (Academia Mundial de Cultura e Literatura); FEBACLA) Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes; e SPINA (Associação Brasileira dos Poetas Spinaístas); e CLFB (Centro de Letras de Francisco Beltrão/PR).

CLÁUDIO LOES nasceu em 09/12/1959, em Blumenau/SC, reside atualmente em Francisco Beltrão/PR. É filósofo, engenheiro elétrico, especialista em Educação Ambiental, escritor, poeta e articulista. Desenvolveu e coordena o projeto Aqui Livros para incentivar a leitura pela socialização e circulação dos livros. É associado do Centro de Letras do Paraná, Associado Correspondente da Academia Paranaense da Poesia e membro do Centro de Letras de Francisco Beltrão. Publicações: Sete Ventos, 2018, eBook do autor pela Amazon, pequenas estórias; Sonho, 2018, eBook do autor pela Amazon, poemas; Sonho, 2018, impresso; Edição do Autor; Informações básicas para fazer compostagem, 2018, eBook do autor pela Amazon; participação na coletânea de autores do Sudoeste do Paraná, Tudo em Versos, 2018;  participação na coletânea poética, Trincas que me Trincam, 2020; publica, semanalmente, um  poema no Jornal Opinião – jornalopiniao.com.br, de Francisco Beltrão, desde 2018; articulista na Revista Educação Ambiental em Ação (revistaea.org.br); site pessoal: www.claudioloes.ecophysis.com.br.

JOCEANE PRIAMO nasceu em Francisco Beltrão/PR, em 23/05/1988. É formada em Letras Português e Literatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), pós-graduada em Docência no Ensino Superior, Antropologia, Educação Especial e Intelectual. É professora de Educação Infantil na rede municipal, escritora e poetisa. Em 2021, lançou seu primeiro livro, Francisco Beltrão entre Versos e Sonhos, uma homenagem aos moradores da cidade que apresenta histórias de luta dos posseiros que chegaram à região do Sudoeste do Paraná. Por meio da poesia, Joceane cria um universo de emoções para retratar situações comuns, seus temas abordam momentos efêmeros e também contemplativos. Inspirada em muitas lições que a vida proporciona diariamente, aproveita cada experiência para compor seus versos e cativar os amantes da literatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *