BeltrãoEsportesGeral

VILSON ROCHA FASCINADO PELA BOLA, CONSEGUIU CONCILIAR O FUTEBOL COM A PROFISSÃO DE TORNEIRO MECÂNICO

Conto através do portal jornal Folha do Sudoeste a história de um jogador de futebol, mas também de um profissional exemplar como torneiro mecânico. Vilson Rocha nasceu em Carazinho-RS, onde deu os primeiros chutes na carreira de jogador de futebol, atuando pela equipe da várzea da Escola Técnica do SENAI, com 12 para 13 anos de idade.

Mais adiante, ainda no Rio Grande do Sul, jogou pelo Gaúcho de Passo Fundo, Ipiranga de Erechim e Palmeiras das Missões. A convite do Internacional de Porto Alegre passou nos testes juntamente com Claudiomiro.

As especialidades dele eram futebol e torneiro mecânico. Vilson Rocha, a convite do senhor Edemar Bandeira, veio para Marmeleiro no ano de 1957. Ele mesmo disse: “gostei do lugar e fiquei”.

No futebol amador da região, em várias equipes em que jogou, Vilson Rocha sempre foi goleador, tanto pela Soc. Esp. Marmeleiro como pelos times de Francisco Beltrão em disputas de jogos amistosos e campeonatos da LESP e LERBE (hoje LBF).

Após a formação no SENAI, levou algum tempo, porém, conseguiu conciliar o futebol com o trabalho profissional no torno mecânico. Era um jovem que tinha vocação para o futebol, mas também se realizava na profissão de moldar peças, conforme os pedidos e as necessidades dos clientes. O operador do torno faz trabalhos milimétricos no metal de fino acabamento.

Antes de entrar como contratado da Fundição Ouro Verde trabalhou na Mecânica Flessak, em Marmeleiro, e na firma Sponchiado de Chapecó-SC. Mas o passo definitivo na vida profissional aconteceu mesmo na Fundição dos Pansera, em Marmeleiro, onde ficou por 45 anos até se aposentar.

No ano de 1993, Vilson Rocha foi homenageado em Curitiba como OPERÁRIO PARANÁ. Recebeu o trofeu de Menção Honrosa, na companhia de sua esposa Maria de Lourdes. As empresas dos ramos de fundição e mecânica faziam concursos internos para escolher um representante e, Vilson Rocha, foi o escolhido para receber o trofeu como representante da firma onde trabalhava – Fundição Ouro Verde Ltda.

Vilson Rocha cumprimentado ao receber o Troféu de Operário Paraná.

Troféu que Vilson Rocha guarda há 30 anos, com muito carinho.

Além da homenagem, Vilson e esposa permaneceram em Curitiba por três dias, tudo por conta do SESI – Serviço Social da Indústria, em parceria com o SENAI, os promotores da festividade. O homenageado tinha o direito de levar acompanhante. Vilson e esposa conheceram os mais lindos pontos turísticos da capital. Foram hospedados em Hotel Cinco Estrelas. O evento, com a presença dos homenageados e de autoridades locais foi transmitido pelo Jornal Nacional da TV Globo.

Vilson Rocha e esposa Maria de Lourdes

A homenagem que Vilson Rocha recebeu impactou de forma feliz e alegre para a família Rocha. Por um ano, Vilson representou o município de Marmeleiro como Operário Padrão, graças a sua formação de torneiro mecânico pelo SENAI do Rio Grande do Sul e ao seu trabalho sempre feito com muita dedicação e agilidade. No setor esportivo, o canhoteiro Vilson Rocha, na região sudoeste defendeu a Soc. Esp. Marmeleiro, Ajuricaba, União, Real e Industrial de Francisco Beltrão, e Internacional de Pato Branco.

Vilson Rocha recebeu mais uma homenagem. Foi agraciado com o título de Honra ao Mérito Desportivo, honraria entregue solenemente em 2018, com as assinaturas do presidente do CE União Otávio Muniz e do prefeito municipal Cleber Fontana, em reconhecimento pelas suas brilhantes atuações pelas equipes de Francisco Beltrão, nos anos 60 e 70.

Finalizando o registro da homenagem pelo portal jornal A Folha do Sudoeste, Vilson Rocha assim se manifestou: Sinto-me realizado pelo tempo de torneiro mecânico, fresador e retificador, pelo futebol que joguei, pelos amigos que fiz e pela família que tenho, a esposa Maria de Lourdes, os filhos Róger Marcelo e Cláudia Vanessa, nora Fernanda Ferronatto da Rocha, os netos Felipe Cavalheiro e Yasmin, e a irmã mais velha Eulina Mazutti que reside em Carazinho-RS”.

SAF INVESTE ALTO NO CORITIBA, MAS OS RESULTADOS AINDA NÃO APARECEM

Nos últimos dias, o Coritiba está procurando aprimorar a parte física de seus jogadores, especialmente dos últimos contratados, casos do volante Andrea Samaris e do atacante Islam Slimani. A data FIFA dá uns dias de folga às equipes brasileiras, devido aos dois jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias da próxima Copa do Mundo.

O Coxa ainda não confirmou, mas a expectativa é que nos próximos dias o espanhol Jesé Rodrigues seja contratado como o 29º reforço para a temporada 2023.

O grego Andreas Samaris tem passagens por inúmeras equipes da Europa, foi campeão por quatro vezes em Portugal, também conquistou título de campeão em 2014, pelo Olimpiacos, da Grécia.

Outro jogador recém contratado pelo Coritiba é Islam Slimani, 35 anos; ele jogou a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e marcou gol pela Argélia. Está no Coxa aguardando a sua estreia.

Mesmo com tantas contratações e altos investimentos dos empresários através da SAF, o Coritiba ainda é um dos últimos colocados (lanterna) do Campeonato Brasileiro. Dinheiro e contratações não faltam no Alto da Glória. A torcida do Coxa espera que, pelo menos, a equipe não seja rebaixada para a Série B do ano que vem.

MARRECO DERROTADO NO ARRUDÃO POR 4 X 0

O Foz Cataratas jogou e venceu no Arrudão, como se estivesse jogando em casa. Se fosse a primeira derrota do Marreco neste ano diante do mesmo adversário, poderíamos dizer que a equipe do técnico Banana lutou como pôde, mas a vitória não veio. Foi no sábado dia 02/09/23; e o resultado folgado aconteceu a favor da equipe das Três Fronteiras – Foz Cataratas, 4 a 0, em jogo da Liga Nacional.

Considerando que era jogo da 21ª. rodada do certame de âmbito nacional, o Marreco se complicou para uma possível classificação entre os 16 times que vão disputar as oitavas de final (playoffs).

Foz Cataratas abafou o Marreco em todo tempo, marcando o primeiro gol logo aos 33 segundos de jogo. Os visitantes melhoraram sua posição, ganhando mais 3 pontos, aproximando-se da 2ª. fase da Liga.

A situação do Marreco vem complicada desde o início da competição, pois em 20 jogos conquistou a soma de apenas 20 pontos, quando se sabe que os primeiros colocados, os do grupo de cima, estão beirando os 50 pontos.

MARRECO JOGA EM CAMPO MOURÃO NESTE DOMINGO (10/09/23), ÀS 11 HORAS

Depois dessa rodada, a 22ª, faltará apenas mais uma, a 23ª. da 1ª. fase, na qual o Marreco receberá no Arrudão a equipe do Pato Futsal no dia 23 do corrente mês.

Portanto, estamos chegando ao final desse 1º turno e, o Marreco não tem nada garantido no certame de nível nacional. Vai enfrentar mais uma vez esse ano o Campo Mourão, em horário diferenciado dos demais jogos, às 11 horas.

Vale lembrar que nesta temporada o Campo Mourão já venceu a equipe beltronense em pleno Ginásio Arrudão pelo placar de 6 x 5. E, no jogo mais recente pela Série Ouro Paranaense, o Marreco conseguiu um empate em 1 x 1, na casa do adversário. Era jogo da Série Ouro. Para o Campo Mourão Tom marcou 1 x 0 aos 8,30 do 1º tempo; ele que é o capitão e líder da equipe dentro de quadra; enquanto que para o Marreco Darrier assinalou o gol de empate, 1 x 1, aos 16 min do 2º. tempo.

Nesse jogo de empate em Campo Mourão, o jogador Athirson foi expulso aos 18,32min, um pouquinho antes de terminar o 1º tempo, daí o Marreco se segurou para não sofrer mais gols; cumpriu os 2 minutos da pena de jogar com 4 contra 5 jogadores. Terminou de cumprir os 2 min na volta do intervalo. Mas o interessante foi não ter perdido aquele jogo.

Então, se empatou em Campo Mourão no jogo da Série Ouro, por que não buscar um bom resultado, agora em jogo da LNF.

Contudo, devido à campanha do Marreco, que não é boa na Liga, pois está somente com 20 pontos em 21 jogos; restaria ainda um fio esperança, uma luzinha no fim do túnel, quanto a buscar um lugar entre os 16 times que vão para os playoffs, que é a segunda fase da Liga Nacional; mas mesmo obtendo um bom resultado no duelo em Campo Mourão, a equipe do técnico Banana passará a depender de outros resultados, para não ter encerrada a sua participação na Liga no dia 23 próximo, quando terminará a 1ª. fase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *