FRUTA IN NATURA OU SUCO NATURAL?
Os dois são saudáveis, têm antioxidantes, fibras, vitaminas e trazem benefícios ao corpo humano. Porém, existem algumas pequenas e importantes diferenças entre os dois jeitos de consumir uma fruta.
Tanto frutas, quanto sucos naturais, são extremamente saudáveis, e têm frutose, que é o açúcar natural das frutas, a maioria dos alimentos que contêm frutose não nos prejudica, desde que, ao consumi-lo, não estejamos excedendo nosso limite de calorias diário. Isso acontece porque a fibra encontrada em frutas inteiras está intacta e esse açúcar pode ser encontrado nas células dela. Nosso sistema digestivo leva um tempo para quebrar essas células e para a frutose entrar na corrente sanguínea.
Quando optamos por fazer um suco é normal usarmos mais de uma fruta, um exemplo é o suco de laranja, que são usadas até 4 frutas para um copo, e a quantidade de açúcar (frutose) aumenta. O suco de frutas remove a maior parte da fibra, é por isso que, ao contrário da fruta inteira, a frutose nos sucos de frutas conta como ‘açúcares livres’. A OMS, a Organização Mundial de Saúde, recomenda que os adultos não consumam mais do que 30g de açúcar adicionado, o equivalente a 150ml de suco de fruta por dia.
Além disso, enquanto você usa duas ou três frutas para fazer um suco, você se satisfaz com apenas uma ou até metade de uma laranja, e isso ajuda a diminuir substancialmente os níveis de açúcar no consumo.
As fibras, aliadas ao bom funcionamento do intestino, também atuam na sensação de saciedade, pois exigem o uso da mastigação. Sem isso, a ingestão tende a ser em maior quantidade do que o necessário, como ocorre quando se opta pelo consumo de frutas por meio de sucos.
Mas, e entre os sucos, qual o melhor?
Os sucos com verduras são uma opção para quem não gosta ou não consegue comer muita salada. Nele são batidas frutas com índice glicêmico mais baixo como limão, abacaxi, maçã e folhas como a couve e a hortelã.
Muitos são chamados de suco verde, pois acabam tendo essa coloração no final da preparação. Esse suco pode ser saudável, pois inclui fibras na hora de bater, além de verduras e alguns alimentos termogênicos, como o gengibre. Outra opção de suco saudável é o de limão, ou melhor, só a água com limão, sem açúcar.
Qual o pior tipo de suco?
Os refrescos em pó ou em caixinha. Eles possuem muito açúcar, corante, conservante e quase nenhuma fruta. São basicamente água colorida e cheia de açúcar.
E os sucos de caixinha?
Hoje em dia temos uma variedade enorme de sucos de caixinha. Desde os integrais orgânicos aos que possuem somente 30% de fruta. Atente-se ao rótulo com cuidado. Alguns têm muito açúcar, outros nem tanto, mas nenhum se compara a fruta fresca.
Mas um fator importante, e que deve ser seguido, é não substituir a água pelo suco de fruta. Como já foi dito, o ideal é o consumo da fruta, mas para quem realmente não consome, o suco natural pode ser uma boa opção, principalmente se comparado aos sucos industrializados. O suco natural tem somente o “açúcar da fruta”, a frutose. Por isso deve ser ingerido da forma mais natural possível (sem coar ou peneirar e sem adição de açúcar) para que se aproxime ao máximo aos benefícios da fruta in natura.