Psicologia

A importância do Vínculo afetivo para o desenvolvimento humano

Os seres humanos necessitam de vínculo afeito para garantir seu pleno desenvolvimento. Cuidar de um bebê vai muito além de alimentar e higienizar. Os primeiros vínculos afetivos causam grande impacto na estrutura cerebral fundamental para que a criança expanda sua capacidade de aprender e possa crescer de maneira mais saudável.”O desenvolvimento cerebral que permitirá a aprendizagem ao longo da vida se inicia na gestação e tem especial relevância durante a primeira infância”, explica o Núcleo Ciência pela Infância.

Os bebês têm uma ligação natural com seus primeiros cuidadores e ele vai se sentir mais seguro se esse cuidador for uma fonte de segurança para ele explorar o mundo.

Crianças que recebem afeto e atenção na primeira infância (os primeiros mil dias de vida), demonstram mais condições de lidar com situações estressantes, constroem relacionamentos mais estáveis, contam com melhor autoestima e costumam apresentar melhores rendimentos na escola: “é apenas quando a criança sente que pode contar com os pais que ela desenvolve a confiança suficiente para explorar o mundo por conta própria. “

O amor, como qualquer outro sentimento precisa ser construído, a Psicóloga PatriciaSpada fala que o amor entre pais e filhos depende muito do ambiente e das circunstâncias em que se desenvolve. A afetividade entre pais e filhos é coisa que cresce ao longo do tempo, através do envolvimento que ambos vão tendo no cotidiano de suas vidas. Mesmo com a correria da vida moderna, e possível ter tempo de qualidade com os filhos.

 

Quais atitudes posso ter para melhorar o vínculo com meu filho?

Responder quando ele chora, olhar nos olhos, conversar com ele e explicar o que está acontecendo, sorrir ara ele e estar presente na vida dele são dicas preciosas.

Não importa se ele ainda pareça não estar entendendo, descreva o que está fazendo e onde estão indo, identifique os objetos de uso diário, ajude a dar nomes aos sentimentos e aproveite os momentos juntos. Vale fazer uma massagem, um passeio ou leitura e cantar uma música para ele.

Confirme ele cresce, mantenha uma rotina de cuidados e brincadeiras, com atenção de qualidade para que ele se sinta amado e aconchegado. Demonstre interesse pelas atividades escolares, aprenda a ouvir o que eles têm a falar e principalmente, esteja presente! Presente de verdade.

Francieli Franzoni Melati

Francieli Franzoni Melati Psicóloga – CRP 08/9543 Francisco Beltrão - PR