A MORTE NEGRA: Os Doutores da Peste (parte 2-2)
A religião e a medicina medievais misturavam-se, dando origem aos misteriosos Doutores da Peste. A aparência deles é algo peculiar. A indumentária do sacerdote medicinal lembra mais um carrasco, e de certa forma, remete a um visual, de certa maneira, sofisticado para a época. Só o fato de usar uma máscara com um bico de pássaro, nos faz pensar se o mesmo tinha um valor prático ou simplesmente simbólico. (HOBSBAWN, 1997, p. 11-12). De qualquer forma o filtro colocado no bico não era eficaz contra Peste Negra, e, portanto a precaução maior residia no rosto do corpo completamente “vedado”, com um hábito resistente, luvas e sapatos (de acordo com a xilogravura a seguir), além do chapéu (provavelmente preso à cabeça, pela máscara que adornava a cabeça e o pescoço do Doutor Peste).
Kentaro Miura, autor do mangá (história em quadrinhos japonesa) Berserk, apresenta um personagem (que é um carrasco da Inquisição; seu nome não é mencionado) que lembra muito os Doutores da Peste, e provavelmente fora baseado nos mesmos. Curioso que este personagem tem uma doença: se ficar exposto à luz solar, ela é queimada rapidamente, por isso usa a máscara para proteger-se, aludindo de forma indireta à infecção causada pela Peste Negra. (KENTARO, 2008, v. 34-35).
Segundo uma fonte, os referidos sacerdotes “não curavam nada […] apenas verificavam a doença e eram bem pagos por isso, devido ao risco do contágio. […].” (PLAGUE…, 2009). Sua vareta-espada-bastão provavelmente era usada para “cutucar” (para evitar, obviamente, um contato direto) os enfermos verificando seu estado de saúde. A máscara de pássaro parece ser alusiva à hipótese de que os pássaros também transmitiam a doença. O Status Quo que o Doutor Peste levava consigo era valioso, pois sua aparência exótica em meio aos doentes davam-lhe uma certa “imponência”, tornando-se um autoridade em meio a Peste Negra.
Fonte: Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Doktorschnabel_430px.jpg>. Acesso em: 18 maio 2009.