Teorias & Fatos Históricos

A MURALHA E O MURO MAIS FAMOSOS NA HISTÓRIA

A maior e mais famosa muralha do planeta está localizada na China – começou a ser construída a mando daquele que fora o primeiro monarca daquele país: Qin Shi Hungdi. Isso durante o século III a.C. A Muralha da China continuou sendo ampliada desde então, foi na Dinastia Ming no século XV, que a colossal obra fora concluída. A altura da Muralha da China é de 8 metros, enquanto seu comprimento é de incríveis 7 mil quilômetros – a nível de curiosidade: o diâmetro total da Terra é de cerca de 12.756 km (portanto, a Muralha é mais extensa que o raio do planeta). Se outrora a Muralha representava uma proteção contra povos vindos do Norte (como os mongóis), ela passou a ser um ponto turístico atualmente. A composição dela é, ora de pedras, terra, madeira, e posteriormente, tijolos. Um dos mitos mais comuns ainda em voga, é que seria possível avistar a Muralha do espaço (muros com aproximadamente 4 metros de largura), porém, não é fato.

Outra obra interessante é o Muro das Lamentações, que simboliza até hoje a fé judaica. Inicialmente, era um templo, erigido a mando do imperador Herodes, durante o século 20 a.C. A ideia era fazer um imenso muro, de quatro lados, em volta do Monte do Templo. Cerca de cinco décadas depois, a grande obra foi alvo de ataques romanos – o Muro das Lamentações que restou, é o da parte ocidental. O muro que sobrou passou a ser um local de peregrinações para o povo judaico. Lá, os judeus fazem suas orações diante da estrutura, lamentando a devastação que sofrera no passado – e assim, nasceu o nome: Muro das Lamentações. Também é comum pessoas escreverem pedidos e deixarem, na esperança de serem atendidos.

Duas grandes construções: uma representando fronteiras, contextos bélicos, e a outra, questões de fé até hoje. Cada um com seus significados ao longo da história, suas representações.

Referencia bibliográfica:

GUIA 101 esculturas e monumentos. Trad. Vivian Barros. São Paulo: OnLine, 2015.