A SOCIEDADE SE MOVE
Os efeitos da pandemia na economia mundial têm sido devastadores, principalmente para pequenas e médias empresas, em todos os setores da sociedade. As escolas também sofreram impacto, pois nem todas estão ainda preparadas para o funcionamento on line. Especialistas afirmam que uma das consequências, no sistema financeiro, será a gradual substituição do dinheiro físico por moeda digital. É uma tendência que já vinha crescendo no mercado, mesmo antes da pandemia. Há vantagens e desvantagens na moeda digital. No aspecto positivo, dá mais praticidade nas transações bancárias, facilitando os pagamentos de contas.. etc. Mas pode haver um maior controle sobre as pessoas, na medida em que todas as transações registradas, permitirá que bancos e outras instituições tenham um maior controle sobre a vida das pessoas, por terem acesso a muito mais informações sobre a vida privada de cada um.
O Forum Econômico Mundial vem trabalhando, há alguns anos, na projeção de cenários, a partir das mudanças que vem acontecendo, cada vez com mais rapidez. Prevê-se o aumento da robótica em várias atividades no campo do trabalho, o que eliminará certos tipos de profissão e dará espaço a outras, numa sociedade mais automatizada. Mudanças em hábitos de consumo também poderão provocar transformações no modo de viver das pessoas, levando-se em conta a preservação ambiental. Veículos abastecidos por combustíveis fósseis, por exemplo, poderão ser substituídos por carros elétricos.
De qualquer forma, tais impactos e mudanças não vão ocorrer sem que haja uma fase de transição, que permita às pessoas se adaptarem à nova realidade. O importante é sabermos aproveitar os aspectos positivos, evitando abusos que comprometam o lado humano das pessoas, pois as máquinas podem ajudar no dia-a-dia, mas não substituir o aspecto humano, imprescindível para a nossa interação em sociedade. O fato é que o mundo não será mais o mesmo depois da pandemia, pois umas séries de mudanças estão transformando a sociedade. Mas precisamos estar atentos para que não só preserve a nossa humanidade, mas a promova.
Valmor Bolan é Doutor em Sociologia. Professor da Unisa. Ex-reitor e Dirigente (hoje membro honorário) do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Pós-graduado (em Gestão Universitária pela OUI-Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal-Canadá.