Beltrão

Unipar: Egressos do curso de Farmácia são aprovados em Programa de Residência

Assessoria- Os ex-alunos Mariangela Cauz, Leonardo Luan Perico, Ana Frida Duarte e Thais Girotto Maffessoni do curso de Farmácia da Universidade Paranaense (Unipar), de Francisco Beltrão, foram aprovados em Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde, na Unioeste, campus de Cascavel.

O profissional farmacêutico tem inúmeras possibilidades de carreira, variando entre farmácias e laboratórios, até docência, indústria, gestão pública, privada e vigilâncias, entre tantos outros. Este amplo leque de oportunidades também exige que o profissional esteja capacitado para garantir sua valorização e sua importância frente ao mercado de trabalho e os mais diversos cenários onde poderá atuar, sendo constante a busca por aprimoramento e conhecimento.

De modo geral, os programas de residência na área da saúde constituem uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço com carga horária expressiva, além de ser uma excelente escolha após a graduação, pois além de garantir a titularidade de especialista, proporciona mais horas práticas do que teóricas.

Neste caso, o programa de residência farmacêutica tem como especialidade as Análises Clínicas, e busca capacitar os profissionais para atuarem nas diversas áreas deste segmento, preservando uma visão holística, humanista e crítica voltada às necessidades de saúde.

A egressa Thais conta que durante toda a graduação criou um amor muito grande por análises clínicas, fazendo com que ela se encontrasse de fato na profissão, e, assim que soube da possibilidade para a residência neste campo que tanto a encanta, mesmo pesando o fato de precisar mudar de cidade e afastar-se da família, entendeu que seria um passo fundamental para aprender ainda mais.

Segundo a professora e coordenadora do curso de Farmácia da Unipar, Patrícia Velasquez, “é uma sensação de dever cumprido, de que estamos trabalhando de maneira correta. Em um ano tão atípico como esse, saber que nossos alunos conseguiram se adaptar às mudanças a ponto de começarem a dar-nos notícias tão boas como essa antes mesmo do término do ano letivo, não tem preço! A Residência será uma experiência única na vida deles, pois estarão em contato direto com pacientes, amostras biológicas e uma rotina hospitalar que jamais teriam em outra oportunidade. Sairão de lá seguros para encarar qualquer desafio dentro das Análises Clínicas. Salientamos ainda que como universidade, calcada nos pilares de extensão, ensino e pesquisa, partilhamos de conquistas como estas e usamos estes novos profissionais, como exemplo para todos aqueles que sonham e lutam para realizar cada desejo. É um orgulho imenso para todos nós e nossos desejos são de ainda mais desafios e realizações”.

Foto: Mariangela e Leonardo.