Coluna PET

AQUARISMO: Cinco Dicas Para o Sucesso

Um aquário bem equilibrado deve manter uma boa aparência, sem depender de manutenção severa, e ser um ambiente capaz de manter peixes saudáveis, vivendo em harmonia e, dependendo da espécie, possivelmente acasalando e procriando.

Muita gente pensa que um aquário é, simplesmente, uma caixa de vidro repleta de água com alguns peixes; quando, na verdade, um aquário é um sistema biologicamente complexo e fascinante. Complexo em atividade biológica, mas basicamente simples de se manter e muito menos trabalhoso que qualquer outro animal de estimação.

Apesar da complexidade biológica e bioquímica, ter um aquário bonito e equilibrado não é muito difícil e sequer demanda muito trabalho. Basicamente, depende de algum conhecimento básico e um pouco de bom senso.

Existem cinco regras básicas para que se consiga sucesso com um aquário:

  1. Tenha paciência: Comprar um aquário, montá-lo e enchê-lo de peixes, tudo no mesmo dia, é o erro mais comum. O ideal seria montá-lo e deixar os equipamentos (filtragem, iluminação e aquecimento) funcionando por cerca de 30 dias (ou mais), para, só depois, começar a povoá-lo. Este período é importante para que haja formação da microbiota benéfica (biologia) e a transformação dos compostos nitrogenados e estabilização das transformações bioquímicas da água, reduzindo os riscos aos peixes. O uso do “Water Bio” e outros produtos de qualidade, como o “Black Tourmaline”, aceleram este amadurecimento e garantem um ambiente mais saudável aos peixes.
  2. É melhor prevenir do que remediar: Fazer o recomendado e obedecer às exigências das espécies é um bom começo. Manejos diários e periódicos simples podem favorecer a saúde de seu aquário: a) realize Trocas Parciais de Água (TPA) regularmente; b) alimente seus peixes em doses pequenas, o suficiente para ser consumido em poucos minutos e forneça rações de alta qualidade (isso é muito importante para uma menor poluição da água); c) troque regularmente o(s) refil(is) de seu equipamento de filtragem; d) não superpovoe o aquário e certifique-se de que as espécies que deseja manter são compatíveis; e) faça testes (pH, por exemplo) regularmente, para certificar que os parâmetros estejam de acordo às exigências das espécies (a água do aquário tem uma tendência natural para se tornar ácida, devido a produção de acido nítrico – nitratos – a partir do ciclo do nitrogênio); f) use equipamento de aquecimento com termostato (variações de temperatura são muito danosas); g) adquira equipamentos – e outros produtos – de qualidade e dentro das recomendações ou necessidades de seu aquário.
  3. Use água da rede de abastecimento condicionada com produtos de qualidade: A água da rede de abastecimento (Sanepar) contém substâncias (provenientes do tratamento) que são tóxicas aos peixes (Cloro, Cloramina e Metais Pesados). Produtos, como o “Induspharma Water Protect”, neutralizam estas substâncias e melhoram a condição de manutenção, reduzindo o estresse e protegendo o muco da pele e mucosas dos peixes. Outros tipos de águas (fontes, poços, chuva, etc) devem ser evitadas, pois podem ser impróprias para peixes ornamentais, podendo levar ao fracasso de seu aquário e a morte prematura de seus peixes.
  4. Escolha peixes de acordo a capacidade e possibilidade de seu aquário: Escolher peixes que sejam compatíveis entre si e ao volume e tipo do seu aquário é um fator de extrema importância. Os peixes têm necessidades mínimas de espaço, de qualidade e características de água e particularidades de tamanho e temperamento (quando adulto), que devem ser respeitados.
  5. Compre apenas em Lojas Qualificadas: Infelizmente, muitas lojas de aquarismo (ou as não especializadas) estão mal preparadas para atendê-lo adequadamente. Certifique-se que seus profissionais tenham conhecimentos reais sobre aquarismo e da biologia e das técnicas necessárias para a manutenção e para a solução de problemas que possam surgir nos aquários e nos peixes e plantas aquáticas. Preço não é tudo e qualidade, obviamente, gera custos; portanto, gastar um pouco mais para obter peixes e serviços de qualidade pode valer a pena… e isso, nem sempre é uma regra…

A Aquarium Pet está no mercado aquarístico há mais de 20 anos, sendo reconhecida como uma das melhores lojas do ramo no estado do Paraná e com particularidades e conhecimentos ímpares em todo Brasil, trabalhando com alta qualidade, ética e responsabilidade e com o respeito que os animais merecem. É a única loja, de todo o sudoeste do estado, devidamente registrada no IBAMA/IAP.