Coluna PET

BLACK TOURMALINE: Os Benefícios Iônicos na Aquariofilia e na Saúde de Animais e Plantas

A Turmalina Negra – schorlita, de fórmula química NaFe3Al6(Si6O18)(BO3)3(OH)3OH – é um mineral que possui a propriedade de Piezeletricidade (induzida pela pressão), Pireletricidade (induzida pelo calor) e emissão de Radiação Infravermelho Distante (FIR), possuindo alto poder ionizante (íons negativos).

Há décadas, a turmalina vem sendo estudada em vários países, principalmente Japão, Estados Unidos e China, onde vários experimentos demonstraram a geração de eletricidade ou energia estática na faixa de 0,06 miliamperes e raios infravermelhos na faixa de 4 a 14 mícrons, mantendo uma média de 9 mícrons (exatamente o ideal para o metabolismo orgânico).

Por apresentar propriedades de Piezeletricidade e Pireletricidade, a turmalina é usada industrialmente na produção de alguns instrumentos de precisão, como: manômetros,  microfones e captadores de instrumentos musicais, de alta qualidade.

Essa radiação de baixa frequência (FIR) promove a melhora na função celular de alguns organismos, de forma indireta, influenciando na permeabilidade celular, melhorando a absorção de nutrientes e a ação de medicamentos e suplementos, melhorando, também, o poder de fertilização dos substratos, quando em uso na aquariofilia (aquapaisagismo) ou jardinagem (principalmente bonsais). Seu poder ionizante (ions negativos) auxilia no controle de algas e na prevenção de algumas doenças.

A turmalina propicia o aumento na concentração de bactérias nitrificantes e a eficiência do processo de nitrificação e denitrificação; proporciona inúmeros benefícios, tanto ao organismo animal ou vegetal, quanto ao sistema aquático, melhorando o equilíbrio biológico e o desempenho das plantas e animais, sendo capaz de polarizar as moléculas e induzir a dissociação da água (redução de clusters), favorecendo o autocontrole do pH e do potencial redox (ORP). Seu poder ionizante aumenta a atividade celular, melhorando o crescimento dos organismos aquáticos.

A radiação gerada pela turmalina age diretamente nos clusters de água diminuindo seu tamanho. Os clusters são aglomerados moleculares de água, sais solúveis e outras substâncias, de tal forma a alterar a permeabilidade na membrana celular. De forma simplificada, os Clusters são formações moleculares por agregação de diversas moléculas, às moléculas de água (H2O), tornando-as estruturalmente desorganizadas e grandes demais para serem perfeitamente metabolizadas pelos organismos. Esta radiação quebra esses clusters, deixando essas substâncias mais permeáveis e reorganizando a estrutura molecular natural da água.

Esses raios também têm a capacidade de ultrapassar a pele e agirem na circulação sanguínea, no metabolismo e na  dinâmica enzimática.

A corrente elétrica permanente, assim como infravermelho longo e íons negativos benéficos gerados atuam beneficamente no sistema digestivo, circulatório, respiratório e no metabolismo e funcionamento geral dos órgãos. Melhora a permeabilidade da membrana celular e combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce ou má formação ou metabolismo celular; ioniza e aumenta levemente o pH da água; melhora a alcalinidade (atenção: não confunda alcalinidade com pH alto, ou sehja: básico); fortalece o sistema imunológico e orgânico, melhorando o metabolismo na absorção e aproveitamento de vitaminas, proteínas e saís minerais.

Nos vegetais, a dissocsiação dos clusters melhora a permeabilidade e capilarização dos fluidos, melhorando a absorção e aproveitamento dos nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento.

A fim de melhorar a atividade, na produção dos produtos: Black Tourmaline, M.I.V. (Mineral Ionizante Veterinário) e Excellent Water, a turmalina é tratada por meio de substâncias oxidantes e reativas, com intuito de melhorar a porosidade e livrar esta matéria-prima de possíveis “contaminantes” ou substâncias indesejadas, provenientes de sua matéria natural. Posteriormente, é tratada com substâncias dielétricas, de acordo a cada produto, a fim de modular sua reação iônica, melhorando assim a atividade, de acordo a  finalidade de cada um deles. Por este motivo, estes produtos possuem atividade melhor que simplesmente a matéria bruta ou natural.