Turismo

As melhores experiências de Portugal mostram a rica cultura do país

Aninhado entre a Espanha e o Oceano Atlântico, Portugal é um país compacto que caberia em uma viagem de duas semanas. Contrastando com seu pequeno tamanho está a diversidade da cultura, culinária e paisagens do país que vão desde a costa acidentada no oeste até o interior montanhoso e desde o norte fresco e exuberante até o sul plano e ensolarado. Antigas influências romanas, celtas e islâmicas moldaram os costumes e a língua desta terra que é oficialmente um país há mais de 870 anos – um dos mais antigos do mundo.

Esta lista das melhores coisas para fazer em Portugal atende aos amantes da gastronomia, aventureiros ao ar livre, apreciadores da cultura e da história e viajantes que querem ver tudo de uma vez, saltando de um local imperdível para o próximo.

Ouça uma apresentação de fado ao vivo em Lisboa

O Fado, gênero musical iniciado em Portugal e inscrito na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, envolve os ouvintes numa música melancólica, dolorosa e sincera. Canções lentas e prolongadas são cantadas ao som da guitarra Portuguesa e outros instrumentos de corda.

Para experimentar por si mesmo, dirija-se a uma casa de fado em Lisboa. As opções populares incluem Parreirinha de Alfama ou A Baiuca em Alfama e Adega Machado ou Café Luso no Bairro Alto. Seja qual for a sua escolha, todos oferecem a oportunidade de ver uma apresentação ao vivo, e alguns até combinam a música com um jantar tradicional português.

Delicie-se com doces conventuais

Gemas de ovo, açúcar e ocasionalmente amêndoas são os ingredientes essenciais da pastelaria típica portuguesa conhecida como doçaria conventual. Monjas e monges de clausura criaram essas misturas (daí o nome “conventual”) para usar gemas extras e açúcar recém-importado do Brasil no século 15, e eram inicialmente para o consumo dos residentes do mosteiro. Mas, no século XIX, quando o rei D. José I ordenou a dissolução de todas as ordens religiosas, estas doces criações tornaram-se a sua única fonte de rendimentos à medida que conventos e mosteiros foram forçados a fechar.

Cada região de Portugal tem o seu tradicional doce conventual, com alguns ingredientes locais ou sazonais na mistura. Os pastéis de nata são o doce conventual mais famoso de Lisboa e o que mais varia, incluindo alternativas veganas.

Surfe nas ondas gigantes de Nazaré

As ondas gigantes do Atlântico que rolam durante os invernos rigorosos em Nazaré não eram segredo para os surfistas e pescadores locais, mas quando o surfista norte-americano Garrett McNamara estabeleceu um novo recorde mundial ao surfar uma onda de 23,77 metros em 2011, a antiga vila de pescadores na costa oeste de Portugal saltou para fama internacional. O surf de ondas gigantes tornou-se um dos cartões de visita de Nazaré, e a vista do farol do Forte de São Miguel Arcanjo é uma das mais fotografadas da cidade.

Prove vinho português

Portugal é o lar das conhecidas regiões vinícolas do Alentejo (que produz tintos ousados ​​e vigorosos) e do Douro (a casa do porto), mas pode encontrar adegas e vinhas em praticamente todo o país, incluindo nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. A região do Vinho Verde (que significa vinho jovem) produz vinhos únicos a partir de castas indígenas, tornando-se o vinho mais autenticamente português de todos. Uma das melhores adegas da região para provar estes vinhos frescos, frutados e florais (tintos ou brancos) é a Quinta da Aveleda.

Hospede-se em uma vila tradicional de xisto

Outrora situadas no cruzamento de importantes rotas comerciais, as aldeias serranas entre Coimbra e Castelo Branco estavam praticamente desertas em meados do século XX, devido à migração de locais para outras zonas da Europa. As pedras de xisto escuro utilizadas na construção das casas não eram apenas exclusivas do centro de Portugal, mas também se tornaram um dos cartões de visita da região. Para reviver este legado cultural e patrimonial do país, nasceu o projeto Aldeias do Xisto, que transformou 27 aldeias em zonas de turismo rural rodeadas por montanhas escarpadas, lagos e praias ribeirinhas.

O design tradicional das casas de pedra negra foi mantido para honrar e manter a identidade cultural da região. As experiências locais nessas aldeias variam de caminhadas na natureza e retiros de bem-estar a degustações de cozinha tradicional e convivência com os residentes.

Sarah Bevilaqua

ESTAÇÃO LONDRES 46.3055.6008 | 99942.0008 | Av. Luis Antonio Faedo, 1810 Sala 02 - Industrial - Ed. Montebelluna | Francisco Beltrão - PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *