Religiões

Capitulo 13 – No Bairro do Galo

Tinhamos então uma turma formada com vários amigos. Carlinhos, que chamavam de “doidinho”, Jéferson, que chamávamos de mussum por ser parecidocom o personagem dos trapalhões, Antônio, Warley, e outros tantos e claro, várias meninas da nossa rua e das ruas próximas.

Quando não estávamos envolvidos com o futebol, reuníamos em times mistos, de rapazes e moças, a fim de jogar vôlei.

Meus deslocamentos foram se ampliando naquele bairro durante os anos que se transcorriam entre os estudos no Colégio Militar e as descobertas da nova localidade.

Uma destas descobertas fora efetivada pela minha mãe, a qual soube que uma parente de segundo ou terceiro grau morava a duas quadras da nossa casa. Foi assim que conheci a Dona Tuti, que morava em uma casa que mais parecia um sítio, cheio de árvores frutíferas, cercada por um belo jardim de flores.

Foi através de Dona Tuti que seria impactado por uma das mais terríveis notícias para um garoto daquela idade e desestabilizaria definitivamente o modo como eu encarava a história de minha vida até então.

Uma tarde, indo a sua casa para colher pitangas, disse-me a Dona Tuti: “Como está a sua vó?

Eu lhe disse: “A senhora quer saber da minha mãe”?  “Não”, disse-me de súbito, “ela não é a sua mãe, você não é filho deles”. Não entrei em mais detalhes. Ela também não.

Fui para casa naquele dia sem chão, não porque se tratasse de uma novidade. Mas, aquela fala constatava uma verdade da qual já nutria desconfiança pela sinalização da diferença de idade entre eu e eles, os meus pais.

Cheguei em casa e contei o ocorrido para minha mãe. Ela pareceu transtornada por alguns instantes. Apenas sussurrou: “Que conversa louca é esta desta mulher?” Nada mais disse, nada mais perguntei.

Os efeitos daquele dia e daquela conversa estender-se-iam por muitos anos na minha vida, de forma definitivamente negativa. (Continua)

Lembra-se daquela lacuna que residia em minha alma ainda nos dias infantis? Era lacuna de pais, e especialmente de um pai. Como isto desviou os meus passos futuros lhe conto nos capítulos posteriores.