CE UNIÃO CONTINUA LÍDER NA 3ª. DIVISÃO DO PARANÁ
Por Natalino de Souza

No sábado, 27/09/, o CE União foi a Toledo enfrentar o Oeste Brasil, em jogo válido pelo Campeonato da 3ª. Divisão de Profissionais. No primeiro tempo, o time da casa se impôs diante do Anilado, que se defendia e usava saídas rápidas, surpreendendo por várias vezes o a defesa do Oeste, mas a primeira etapa terminou sem gols no Estádio 14 de dezembro, de Toledo.
No segundo tempo, logo no início, o atacante da equipe beltronense, Oscar, numa linda cobrança de falta abriu o placar – União 1 x 0. Minutos após, a equipe do Oeste Brasil, conseguiu o gol de empate, num jogo bem aberto, onde ambas as equipes buscavam mudar o placar. O Oeste Brasil teve mais sorte e conseguiu o gol da vitória – 2 x 1.
ABF NO QUADRANGULAR DO REBAIXAMENTO DA OURO
Em jogo da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, na 2ª. rodada do quadrangular de rebaixamento, a ABF derrotou a Aaema, em Mariópolis, por 2 x 0, com gols de Dudu e Vicente. Com essa vitória conquistada na noite de sábado, 27, o time beltronense lidera o torneio, com 6 pontos. Aaema e São Miguel do Iguaçu estão com 3 pontos, Operário de São João ainda está sem pontuação.
A ABF joga na quarta-feira, 1º, em casa, contra o Operário, pelas quartas de final da Copa União. Na ida, venceu por 4×2 e, portanto, depende de um empate para chegar à semifinal.
MARRECO GOLEIA O PATO NA ÚLTIMA RODADA DA 1ª. FASE DA LIGA
Jogando no Ginásio Arrudão, no sábado, dia 27, o Marreco conquistou uma expressiva vitória sobre o seu principal adversário na competição nacional, pelo placar incontestável de 3 x 0. Os autores dos gols da equipe do técnico Tchelo foram Biel e Meleca (2).
Nos últimos “Clássicos das Penas”, tanto pela Liga Nacional como pela Série Ouro, os duelos aconteciam em Pato Branco. Porém, desta vez, foi em Francisco Beltrão e o Marreco venceu, apoiado por um público que lotou o Ginásio Arrudão.
Fica registrado na história do 35º Clássico entre Marreco e Pato, que a equipe beltronense soube vencer, até com folga no placar, de 3 a 0.
Ambas as equipes já estavam classificadas para a fase dos playoffs, com números iguais, de 39 pontos. O Marreco obteve a 9ª colocação; teria vantagem se ficasse em 8º lugar e decidiria o jogo da volta do mata-mata contra o Cascavel, em casa. Desta vez, o Pato mesmo igualado ao Marreco com 39 pontos, fica atrás do time beltronense na tabela de classificação.
Nas oitavas de final já são conhecidos os próximos adversários de Marreco e Pato. O time beltronense terá o Cascavel no jogo de ida, em casa. E, com maiores dificuldades enfrentará o jogo da volta, em Cascavel. O Pato vai duelar com o Campo Mourão na Arena Multiuso Cláudio Petrycoski, no jogo de ida, e na volta jogará em Campo Mourão.
ESTATÍSTICA DE MARRECO E PATO NA 1ª. FASE DA LIGA
Marreco 9º colocado, com 39 pontos em 23 jogos, 11 vitórias, 6 empates, 6 derrotas, 63 gols pró, 47 gols contra, 16 de saldo positivo, aproveitamento de 56,5%.
Pato 10º lugar, com 39 pontos em 23 jogos, 11 vitórias, 6 empates, 6 derrotas, 47 gols pró, 35 gols contra, saldo positivo 12 gols, aproveitamento de 56,5%.
Nota-se que as duas equipes, Pato e Marreco, representaram bem o Sudoeste na Liga Nacional Futsal, na 1ª. fase da competição. Os números obtidos pelos dois times são praticamente iguais.
SÉRIE “B” DO BRSILEIRÃO, CORITIBA CAI PARA 3ª. POSIÇÃO
Em ascensão há várias rodadas, o Criciúma obteve excelente resultado na noite de quinta-feira (25) ao derrotar o Coritiba por 2 a 0, no Couto Pereira, gols de Rodrigo e Nicolas. Com isso, o time catarinense assumiu a liderança do Brasileirão da Série B, com 49 pontos. A pontuação é a mesma do Goiás, agora na segunda posição por causa do saldo de gols.
Três jogos encerraram a 28ª rodada da competição. Além da vitória do Criciúma, o Avaí superou a Chapecoense por 1 a 0 na Arena Condá, gol de Cléber, e o Atlético-GO venceu o América-MG por 1 a 0 no Antônio Accioly, gol de Lelê, aos 48 minutos do segundo tempo.
Goiás e Coritiba vinham se revezando na liderança nas últimas semanas, mas perderam gás. O Coxa está em terceiro com 47 pontos. Outro fator que pressiona os times colocados no Grupo de cima, é a entrada de mais um paranaense na busca pela Série A do ano que vem.
O Athletico remou, remou, e enfim entrou no G4 da Série B, depois de vencer o Operário-PR por 1 a 0, na Arena da Baixada, pela 29ª rodada. Mesmo que ainda possa ser ultrapassado pelos adversários na rodada, a equipe segue forte na briga pelo acesso à elite, algo inimaginável há algumas rodadas.
COPA DAS NAÇÕES DE FUTSAL, REALIZADA EM BRASÍLIA, INICIOU DIA 17/09 E TERMINOU DIA 21.
Foi um evento esportivo realizado nesse período em que está se encerrando a 1ª. fase da Liga Nacional, ou seja, antes de iniciar as disputas dos playoffs. Praticamente não houve divulgação da mídia, porque a competição tinha caráter de amistoso.
A cidade de Brasília foi o palco da segunda edição da Copa das Nações de Futsal, torneio internacional que reúne grandes seleções do cenário mundial da modalidade. A competição contou com seis seleções: Brasil, Polônia, Guatemala, França, Paraguai e Costa Rica.
O goleiro Nícolas, do Jaraguá, conquistou o segundo título pela seleção principal de futsal.
A seleção brasileira masculina de futsal tornou-se bicampeã da Copa das Nações depois de vencer a Polônia de virada, por 2 a 1, no penúltimo domingo do mês, (21), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília, sede da competição. A equipe nacional fechou a disputa com uma campanha invicta de quatro vitórias.
O grupo campeão no Distrito Federal contou com o goleiro Nicolas, do Jaraguá, eleito o melhor da última Liga Nacional. O jogador, de 23 anos, nascido em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, dividiu a posição com o experiente Willian, hexacampeão mundial no ano passado, e com Matheus, do Joinville.
A Copa das Nações foi o segundo título de Nícolas pela seleção principal. Convocado pela primeira vez em fevereiro deste ano, ele também ajudou o time a conquistar a Copa Intercontinental no mês de março.
Agora, a entidade que assume a gestão da Seleção Brasileira é a CBF. O motivo da mudança na gestão da seleção é a grave crise enfrentada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), fundada em 1979, logo após o fim da Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
Até o primeiro semestre do ano passado, a CBFS tinha uma dívida estimada em R$ 6 milhões, o que fez com que a última comissão técnica da seleção brasileira abdicasse de salários em 2016 – os profissionais receberam apenas diárias de viagens e premiações por vitórias. O Brasil disputou o Mundial de “camisa limpa”.
Com a passagem da gestão para a CBF, a CBFS cuidará apenas das seleções de base. Outras incumbências que continuarão na entidade máxima do futsal brasileiro são: promover o registro de jogadores e organizar algumas competições nacionais como a Taça Brasil de Clubes e a Superliga.
Liga Nacional de Futsal (LNF), a qual o Marreco disputa desde 2016, se tornou independente em 2014.
Apesar de assumir a gestão da seleção de futsal, a CBF contratou uma empresa de marketing esportivo para fazer a gerência da modalidade. Os detalhes da gestão serão divulgados nos próximos dias. Procuradas pela imprensa tanto a CBF quanto a CBFS não quiseram confirmar a mudança, embora a CBF admita que o “tema foi levado à discussão da diretoria” em dezembro de 2024.
