Começou a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos
Escorregar no piso molhado do banheiro, tropeçar no tapete, desequilibrar ao subir as escadas sem segurar no corrimão. Todos nós conhecemos algum idoso que já se acidentou dentro de casa, não é mesmo? Isso causa dor no paciente, nas famílias e também gastos com a estrutura pública de saúde.
Por isso, na primeira quinzena de junho celebramos a Semana de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos no Paraná, data estabelecida pela lei 18.952/2017, de autoria do deputado estadual Reichembach. A Semana tem como objetivo conscientizar e evitar acidentes dentro de casa com pessoas idosas, que com a idade ficam mais suscetíveis à quedas e outros incidentes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“A população idosa está crescendo em todo o mundo, e no Brasil já são mais de 30 milhões de idosos, por isso cada dia mais precisamos criar políticas públicas e ações que protejam estas pessoas tão importantes que já fizeram e ainda fazem tanto por todos nós”, afirma Reichembach.
De acordo com o IBGE, 70% dos acidentes com pessoas idosas acontecem dentro de casa, e o local com maior incidência é o banheiro. Como as pessoas estão passando mais tempo dentro de casa em função da pandemia, Reichembach orienta para que sejam feitas varreduras para eliminar possíveis riscos de quedas e outros acidentes. “Fios soltos, tapetes escorregadios, cadeiras com defeito, mesas com quinas muito pontiagudas, tudo isso pode ocasionar lesões nos idosos”, ressalta o deputado.
Prevenir os acidentes evita um possível internamento hospitalar, que em função do novo coronavírus é ainda mais difícil, gastos com a estrutura pública de saúde, evita o sofrimento da pessoa idosa e também o transtorno dos familiares.