Unimed Francisco Beltrão recebe novo médico cardiologista fetal e pediátrico como cooperado
Da Assessoria – A diretoria da Unimed Francisco Beltrão, composta pelos médicos Wemilda Fregonese Feltrin, Maurício Alves e Márcio Pedro Martins, recebeu nesta semana o novo cooperado, o cardiologista fetal e pediátrico Marco Aurélio Simon.
Ele é médico formado pela UCPel (Universidade Católica de Pelotas/RS) em 2007 e tem título de especialista em cardiologia pediátrica pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Marco está em Francisco Beltrão há cerca de 2 anos e mudou-se de Criciúma (SC) para a cidade com a esposa, Kelly Kirch, a convite de duas colegas que atuavam em Pediatria e Neonatologia no município, para criar o serviço de Cardiologia Fetal e Pediátrica, pois a região carecia de tal especialidade.
A presidente da Unimed Francisco Beltrão, Dra. Wemilda, observa que a adesão do novo cooperado foi aprovada ainda no ano passado, antes das mudanças no estatuto da cooperativa, e que esta nova especialidade vai agregar um novo serviço, aos beneficiários do plano de saúde, que até então não tinha na cidade. Segundo ela, os casos vinham sendo atendidos pelos cardiologistas e quando havia necessidade de um especialista eram encaminhados a Pato Branco ou Cascavel.
Cardiologista fetal e pediátrico
O Cardiologista Pediátrico é o médico que, após concluir a faculdade de Medicina e a residência em Pediatria, especializa-se em Cardiologia Fetal e Pediátrica e Ecocardiografia Fetal e Pediátrica. A formação em Medicina requer 6 anos de graduação. A residência médica, que representa o período pós graduação e oferece o título de especialista em uma área específica, como a Pediatria, demanda mais 2 anos de estudos. Já a formação, em Cardiologia Pediátrica envolve 3 anos de especialização, pós residência, onde o objetivo é adquirir conhecimento sobre mal formações do coração, que ocorrem ainda na gestação. Também integram os estudos dessa área doenças cardíacas adquiridas na infância, sejam por causa infeciosa ou medicamentosa.
O cardiologista pediátrico é, portanto, um especialista, que tem a função de investigar e diagnosticar doenças cardíacas em fetos de gestantes, bebês e crianças, estando apto a realizar o acompanhamento até o início da idade adulta, por volta dos 18 anos.
Legenda