Beltrão

COVID 19- BELTRÃO INICIA TESTAGEM EM MASSA DA POPULAÇÃO

Assessoria/Prefeitura

Nesta quinta-feira (17) a Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Saúde, inicia a testagem em massa da população beltronense para detectar a covid-19. “O nosso objetivo é testar o maior número possível de pessoas, mesmo as assintomáticas, pois o quanto antes detectarmos pessoas positivadas, mais rapidamente serão colocadas em isolamento para que possam receber o tratamento necessário, além de evitar que outras pessoas sejam contaminadas”, explica o prefeito Cleber Fontana.

        Foram montadas barracas no Calçadão onde as equipes de saúde farão a testagem. Nesta etapa poderão fazer o teste pessoas com idade de 18 a 59 anos. Esta faixa etária concentra no momento o maior número de casos e quem já recebeu a vacina foi recentemente. Todos que queiram poderão fazer o teste rápido. O resultado sai em 15 minutos. O atendimento será prestado de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, ininterruptamente, e nos sábados pela manhã, das 08h30 às 11h30. O secretário Manoel Brezolin, da Saúde, enfatiza a  testagem em massa é recomendada pela Organização Mundial de Saúde. “Quanto mais pessoas tiverem acesso ao teste mais rapidamente poderemos conter a pandemia”, explica o secretário.

         Ao realizar o exame, se a pessoa testar positivo e estiver assintomática receberá todas as orientações e iniciará o isolamento social em casa. Se estiver com os sintomas, será encaminhada para a UPA ou uma unidade de saúde onde será orientada e terá acesso ao receituário de medicamentos, se houver necessidade. Nesta quarta-feira o prefeito Cleber e o secretário Manoel estiverem no Calçadão acompanhando a montagem da estrutura.  “Além de trabalharmos pela agilização da vacinação, também estamos ampliando as testagens. São medidas importantes para a nossa população e para o quanto antes vencermos a batalha contra a covid”, enfatiza o prefeito Cleber.

Foto – Prefeito Cleber e o secretário Manoel acompanham a montagem da estrutura