Turismo

Vacinação de turistas nos EUA: tudo o que você precisa saber

Onde estão imunizando os viajantes? 

1. Estado da Flórida

No caso da Flórida, o mais indicado para não residentes é se cadastrar no sistema de vacinação e aguardar um alerta indicando a disponibilidade da vacina. Isto não é obrigatório, mas uma forma de aumentar as chances de obter a imunização durante sua estadia nos EUA.

Na Flórida, a regra é oferecer vacina apenas para quem viva ou trabalhe por lá, porém na prática não está sendo exigido o comprovante de residência, o que tem feito com que muitos estrangeiros conseguissem se vacinar até mesmo nas praias de Miami.

Alguns sites para cadastrar na Flórida, todos sem custos:

MyVaccine (governo estadual)

CDR HealthPro (centro de saúde privado)

Walmart (loja de departamento)

Tais sistemas permitem achar postos de vacinação, conferir a marca da vacina e visualizar os horários disponíveis, em alguns com até 6 dias de antecedência.

2. Cidade de Nova York

No início do mês, a prefeitura de Nova York anunciou planos para oferecer vacina a turistas em pontos icônicos da cidade, como o Central Park e a Times Square. “Venha para cá, é seguro, é um lugar bom para estar, e nós vamos cuidar de você”, disse o prefeito da cidade.

Por sua vez, em Nova York basta encontrar um posto de vacinação e entrar na fila, literalmente. Ainda assim, é possível se cadastrar com antecedência para receber a dose.

E ainda foram divulgados incentivos para quem se imunizar em Nova York, que incluem ingressos para atrações, jogos de beisebol, museus e muito mais!

Site para cadastrar em NY, sem custos:

COVID-19 Vaccine Finder (governo local)

3. Estado da Califórnia.

O estado mais populoso do país não exige comprovante de residência para adultos com mais de 65 anos. “A distribuição da vacina é baseada na elegibilidade, independentemente da residência ou status de imigração, ” declara o Departamento de Saúde da Califórnia.

4. Estado do Alasca

Também há permissões de vacinação para estrangeiros. Após vacinar a população local, o governo agora anunciou que todos os visitantes que quiserem ser vacinados contra a Covid poderão fazer logo na chegada ao estado. As vacinas estarão disponíveis nos aeroportos de Anchorage, Fairbanks, Juneau e Ketchikan a partir de 1º de junho.

Qual vacina está sendo oferecida?

Devido à facilidade da logística, os americanos têm aplicado a vacina da Johnson & Johnson, cuja imunização se atinge com 1 só dose. Isso faz sentido, já que nem todo viajante pode aguardar o período para tomar a 2ª dose, a exemplo da Moderna e Pfizer.

Como os brasileiros estão entrando nos EUA?

Seja para se vacinar nos EUA ou para outra finalidade considerada viagem não essencial, o viajante precisa fazer o seguinte percurso:

                Ficar 15 dias/14 noites em país aberto a brasileiros e, ao mesmo tempo, autorizado a entrar nos EUA, como o México (ao embarcar para um desses países, atente-se a um detalhe: não escolha voo com conexão nos EUA, senão você perderá a viagem. Afinal, nem essa rápida parada no país é permitida para quem vem de nações restritas);

Seguir para os EUA: com Teste RT-PCR negativo realizado em até 72 horas antes do embarque;

Possuir necessariamente um Visto americano válido;

Retornar ao Brasil: podendo ser direto para o Brasil ou passando em outro país – o Brasil exige teste RT-PCR negativo de Covid-19 para retornar ao país. Portanto, você precisará fazer um no retorno dos EUA até 72 horas antes do embarque de volta – O preço do teste RT-PCR nos Estados Unidos gira em torno de US$ 150,00 ou é possível fazê-lo gratuitamente na Flórida. Basta se cadastrar no CDR HealthPro, que também serve para tomar vacina, e agendar o exame de Covid-19.

Sarah Bevilaqua

ESTAÇÃO LONDRES 46.3055.6008 | 99942.0008 | Av. Luis Antonio Faedo, 1810 Sala 02 - Industrial - Ed. Montebelluna | Francisco Beltrão - PR