FILA PARA EXAMES TEM REDUÇÃO SUPERIOR A 60%
O número de exames de média e alta complexidade em fila de espera em Francisco Beltrão caiu de 12.050 para pouco mais de 4.00 no período de julho de 2017 a março deste ano, quando foram iniciados os mutirões. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, é preciso considerar que diariamente são solicitados novos exames. Com isso, foi necessário aumentar em 100% o número procedimentos realizados com objetivo de, além de zerar as filas de exames represados, diminuir o tempo de espera dos novos.
Para o prefeito Cleber Fontana, a saúde não pode esperar. “Quando assumimos nos deparamos com milhares de pessoas na fila de espera, algumas há vários anos. Adotamos medidas para agilizar o atendimento e notamos que na prática o resultado é excelente”, comenta o prefeito. “Fizemos isso não somente com os exames, mas também com as cirurgias represadas, além de aumentarmos os investimentos na aquisição de medicamentos”, completa.
De acordo com a secretária Aline Biezus, exames como ultrassom obstétrico são realizados sem necessidade de espera e outros como a ressonância, o tempo de espera diminuiu de 12 meses para no máximo 30 dias. As ações desenvolvidas pela administração municipal para o aumento das cotas de exames realizados junto ao CRE (Centro regional de Especialidades) e a contratação de empresas especializadas, possibilitam a oferta de 1.500 exames ao mês.
De julho do ano passado até agora foram feitos quase 7 mil exames de ultrassonografia, 2.300 mamografias e números expressivo de exames em outras áreas. “A capacitação de profissionais, protocolos de encaminhamentos para exames, procedimentos especializados e a implantação de sistema informatizado nas clínicas que prestam exames pelo SUS garantem maior eficiência e controle”, enfatiza Aline.