Saúde

Unimed promoveu Seminário webnar com Dr. Roberto Menoli

A Unimed Francisco Beltrão promoveu nesta semana webinar (seminário online ao vivo) com a participação do médico Roberto Menoli, gastroenterologista de Londrina e membro do Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed Paraná. O evento foi exclusivo aos cooperados de Francisco Beltrão e região de abrangência. Ele falou sobre cooperativismo médico, o papel das cooperativas durante a pandemia de coronavírus e a diferenciação entre Unimed e demais empresas de planos de saúde do mercado.

De acordo com ele, as cooperativas médicas se distinguem das demais empresas de plano de saúde no quesito mercantil, pois a medicina, conforme propugna o código de ética, não deve ser usada como objeto de lucro. “Consequentemente, a cooperativa é a única forma de empresa que permite que este ditame ético seja obedecido. Não há intermediário lucrando na relação entre médico e paciente”, comenta.

O médico também falou do papel da cooperativa Unimed no decorrer de 2020, fundamental para amenizar uma crise no setor de medicina privada. Sobretudo quando a pandemia de coronavírus eclodiu no mundo, pois houve uma redução considerável no volume de trabalho e no ganho dos médicos, bem como queda na sinistralidade no atendimento aos eventos de saúde. “Ou seja, as cooperativas puderam auxiliar os médicos financeiramente, enquanto que as demais operadoras nada fizeram.”

Conforme disse, no âmbito do Brasil, cerca de 70% das Unimeds repassaram alguma forma de adiantamento financeiro para os médicos. “Outro aspecto que tem que ser abordado é o novo normal. Agora muito se fala em consumir e investir o dinheiro localmente, mas é bom lembrar qual é a empresa que mais investe no seu próprio ambiente, que gera riqueza e faz com que ela circule, é a cooperativa. Quando um plano de saúde tem um dono ou investidores, esse lucro vai para o dono ou estes investidores. Não é que as pessoas não obtenham lucro, mas sim remuneração pelo trabalho médico.”

Segundo Menoli, os índices de satisfação com as cooperativas aumentaram, em média, 20% entre o pré e pós-pandemia. Esses honorários que puderam ser antecipados, só puderam ser feitos por uma empresa cooperativa. O palestrante disse que a Unimed é o sonho de muitos profissionais recém-formados, pois representa o acesso ao mercado de trabalho. “A Unimed detém o maior contingente de beneficiários de plano de saúde do Brasil, porque são 17 milhões de beneficiários pra mais de 300 Unimeds. O que ocorre é que há uma discrepância entre a necessidade de médicos e a quantidade de médicos que tem sido formados. Existe uma avalanche de médicos formados e as vezes o mercado, particularmente o mercado de medicina privada, não consegue absorver.”

BOXXX

Adiantamento e linha de crédito especial

A médica Wemilda Marta Fregonese Feltrin, diretora-presidente da Unimed Francisco Beltrão, disse que mesmo com a pandemia, a cooperativa procurou manter sua agenda de cursos e treinamentos para colaboradores e cooperados, sempre respeitando todas as normas sanitárias para evitar o contágio do novo coronavírus. “Tivemos que nos reinventar, principalmente com o uso de ferramentas tecnológicas, assim como todas as demais instituições, para manter nossa agenda.”

A presidente frisou ainda que a Unimed adotou ações para manter as receitas dos cooperados. Além de adiantamentos referentes à produtividade, houve uma parceria com a Uniprime para uma linha de crédito especial para a categoria.

Legenda:

Dr. Márcio Pedro Martins, Dr. Roberto Menoli, Dra. Wemilda Fregonese e Dr. Maurício Alves na sede da Unimed Francisco Beltrão.