HISTÓRICO DO EX-ÁRBITRO OTÍLIO ALVES DA MAIA
Recebi a visita do ex-árbitro de futebol Otílio Alves da Maia. Coversamos muito sobre as suas atuações como árbitro no futebol de Francisco Beltrão. Maia atuou dirigindo jogos do campeonato varzeano, do amador, trabalhou também no futsal (Libelsa), e no futebol profissional foi auxiliar de arbitragem em jogos em Francisco Beltrão, Pato Branco e Guarapuava.
Otílio veio com sua família, de Passo Fundo para Francisco Beltrão no ano de 1965. Ostentava a patente de cabo na 2ª.Cia de Infantaria do Exército. Em 2007 foi transferido para a unidade militar de Cascavel, e em 1997 passou para a Reserva como 3º Sargento do Exército.
Otílio Alves da Maia foi homenageado pelo prefeito Guiomar de Jesus Lopes (em memória), com uma placa de prata, pelos bons serviços prestados ao nosso esporte. Otílio granjeou muitas amizades em Francisco Beltrão, sempre sorridente, simpático e pronto para ajudar as pessoas.
Na época dele, o futebol varzeno beltronense era organizado pelo Demea, Dimea, Departamento de Esportes do Município, agora, Secretaria Municipal de Esportes. Sempre se relacionou muito bem com os organizadores dos campeonatos; daí as suas seguidas escalações para apitar jogos.
Maia lembra que houve um fato inusitado com o árbitro Luiz Carlos Pinto de Abreu, que veio de Curitiba, para apitar um jogo decisivo do varzeano. Abreu fazia parte do quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol. Antes de iniciar o jogo é de praxe o árbitro fazer a vistoria nas redes e em todo campo de jogo. Luiz Carlos Pinto de Abreu foi verificar a colocação das redes do Estádio Anilado. A rede da goleira de entrada do estádio precisava engatar uma das alças nos ganchos do arco, o árbitro saltou para cima, e ao puxar a rede um de seus dedos ficou preso, e com o seu peso em queda, perdeu parte do dedo anelar. Maia o levou para o hospital para ser atendido. O árbitro acidentado seguiu para Cascavel, mas lá também não foi possível a recuperação.
Otílio Alves da Maia, hoje tranquilamente residindo em Cascavel, revive muitos acontecimentos ligados ao futebol de Francisco Beltrão, do qual ele fez parte por 14 anos, com muita dedicação e respeito aos times de Francisco Beltrão, aos seus jogadores e dirigentes.
GALO DOIS VIZINHOS 2 X 1 MARRECO, dia 08-07-21
Em jogo da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, realizado em Dois Vizinhos, na noite de quinta-feita (8), o Marreco perdeu para a equipe da casa por 2 x 1. O primeiro gol do Galo foi marcado por Lukinha, em jogada criada por Anderson Negão. Nos últimos minutos da segunda etapa, o Marreco do técnico Fabinho Gomes buscou melhor resultado com o goleiro-linha, mas numa retomada de bola Nenen Ribeiro marcou o segundo gol do Galo. Faltando um minuto para terminar o duelo, Amadeu descontou para o time beltronense. Portanto, mais uma derrota do Marreco, desta vez para o Dois Vizinhos que é um dos líderes da Série Ouro do Campeonato Paranaense. O Marreco continua com 10 pontos, enquanto o Galo chega cada vez mais na ponta de cima da tabela de classificação.