Momento de Reflexão
O que acontecerá depois da Morte
“Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disto o juízo” – (Hebreus 9.27). Na parábola do rico e Lázaro, Cristo ensinou que existem apenas dois destinos eternos, afastados e incomunicáveis entre si (Lucas 16.19-31). Este texto bíblico ensina de modo claro que o destino eterno é escolhido nesta terra, e que Deus respeita a escolha de cada um. Nossa decisão por Cristo deve ser agora para não perdermos a oportunidade. Para muitos o amanhã não chegou.
– Que promessa Jesus Cristo fez aos seus seguidores?
Jesus virá com seus anjos para buscar os seus fiéis seguidores para estarem para sempre com Ele conforme está escrito no evangelho de João 14.3: “E se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também”.
– O que acontecerá para aqueles que morreram em Cristo?
Os que morrerem em Cristo ressuscitarão quando Ele voltar – (num corpo de glória à semelhança de Cristo, incorruptível e eterno). “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os demais que não tem esperança. Porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com Ele. Dizemo-vos, pois, isto pela Palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tes. 4.13-17).
– O que vem após a morte? Virá o Juízo Final.
A Bíblia não fala de estado intermediário. O purgatório surgiu no ano de 593 d.C. (depois de Cristo). Ora, se purgatório fosse necessário para completar a salvação então o sacrifício de Cristo teria sido incompleto ou insuficiente para nos salvar. Mas a Bíblia diz que o sacrifício de Cristo foi completo e suficiente para salvar toda a humanidade.
“E como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para a salvação” – (Hebreus 9.27,28).
– Quem será lançado no lago de fogo (tormento eterno)? Serão lançados no lago de fogo: “a morte, o inferno e todo aquele que não tiver seu nome escrito no Livro da Vida”. O seu nome já está escrito no Livro da Vida?
“Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago de fogo e enxofre, o que é a segunda morte. E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida e do Cordeiro” – (Apocalipse 21.8,27).
– É possível se salvar depois da morte?
Não. Depois da morte o homem enfrentará a justiça de Deus; o Justo Juiz que não precisa de testemunhas, pois conhece todas as coisas (nos conhece por dentro e por fora), e julgará com justiça e equidade. “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20.25).
– Que fazer para ser salvo?
“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” – (João 3.36). Somos salvos a partir do momento que cremos no Senhor Jesus e damos crédito à Sua Palavra. Quem não tem Jesus como seu Salvador, a ira de Deus será implacável sobre ele naquele Dia, quando o próprio Cristo será o Juiz. Ele julgará com justiça, porém sem misericórdia. Hoje Jesus é o Salvador gracioso e misericordioso para com aqueles que se arrependem de seus pecados, e O aceitam como Salvador. Mas, naquele dia, Jesus será o Juiz implacável para com o ímpio que não creu e não aceitou suas Palavras.
Fonte: Revista Verdades Cristãs para uma vida Vitoriosa –edição Assembleia de Deus)
Leia a Bíblia, enriqueça sua alma!
Arlindo Debacker – Presbítero