GeralReligiões

Jornada Mundial da Juventude: O rosto jovem da Igreja em Portugal

Dom Edgar Xavier Ertl – Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

As Jornadas Mundiais da Juventude JMJ) são um caminho iniciado por São João Paulo II para responder ao desejo de encontro, de paz e verdade dos jovens. Um caminho de fé e evangelização que continua a atravessar a história. A Jornada da Juventude significa precisamente isto: ir ao encontro de Deus, que entrou na história humana por meio do mistério pascal de Jesus Cristo. E entrou de modo irreversível. “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá, pela primeira vez, em Lisboa, capital de Portugal, de 1 a 6 de agosto.

A organização da JMJ 2023 conta em acolher em agosto cerca de 1 milhão de participantes. O Papa Francisco vai estar em Portugal de 2 a 6 de agosto num programa marcado por encontros com jovens, também com populações pobres, uma curta visita a Fátima para uma oração especial e, obviamente, para as grandes celebrações da JMJ. A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão rejubila-se pela possibilidade de enviar 10 jovens, representando, portanto, o oceano juvenil desta Igreja ainda tão jovem! Desejo aos jovens diocesanos, que descubram a beleza e a riqueza da experiência da Jornada de 2023, em Lisboa. Vivam-na com alegria e gratidão ao Senhor pela oportunidade deste encontro mundial, especial, assim cremos, com a presença do Papa Francisco.

O Papa Francisco lança um desafio aos jovens que estão a preparar-se para a JMJ de Lisboa pedindo-lhes para visitarem os mais idosos. “A vós, jovens, que estais a preparar-vos para partir para Lisboa ou que vivereis a Jornada Mundial da Juventude na própria localidade, quero dizer: antes de sair para a viagem, ide visitar os vossos avós, fazei uma visita a um idoso sozinho. A sua oração proteger-vos-á e levareis no coração a bênção daquele encontro”, disse o Papa. Francisco faz também um apelo especial aos idosos para que rezem pelos jovens “que estão prestes a celebrar a JMJ”.

Francisco ouvirá jovens em confissão

No dia 4 de agosto, o Papa começa por confessar alguns jovens, no Parque do Perdão, em Belém, logo de manhã pelas 9h, seguindo-se um encontro com representantes de centros de assistência social e caritativa no Centro Paroquial de Serafina, em Lisboa. Nesse dia Francisco almoça com jovens, na Nunciatura Apostólica. O programa do dia encerra-se com a grande celebração da Via Sacra, pelas 18h, no Parque Eduardo VII, com reflexões escritas por jovens dos cinco continentes. No dia 5 de agosto, às 20h45, o Papa Francisco presidirá a grande vigília de oração com os jovens no Parque Tejo. Na manhã de dia 6 de agosto, domingo, às 9h, terá lugar no Parque Tejo a grande Missa do Envio da JMJ e a recitação do Angelus.

Às pressas Maria, jovem, visita sua prima Isabel, idosa!

O Papa propõe aos jovens da Jornada de Lisboa e outros jovens, sobremaneira, os jovens da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, o exemplo de Maria, embora muito jovem, que vai servir sua prima Isabel, anciã, mãe de João Batista, o precursor de Jesus. “Então Maria se levantou e se dirigiu apressadamente à serra, a um povoado da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel” (Lc 1,39-40). Quando Maria foi ter com Isabel, não o fez por sua própria iniciativa, como missionária. Foi como serva daquele Senhor que trazia no ventre. Nada disse sobre si, limitou-se a levar o Filho e a louvar a Deus. Uma coisa é verdade: partiu às pressas, plena de Deus, aonde ir depressa senão às alturas? Ela ensina-nos a pressa fiel, a espiritualidade da pressa. A pressa da fidelidade e da adoração. Não era ela a protagonista, mas a serva do único protagonista da missão, seu Filho Jesus. Maria serviu Isabel durante três meses. Fez-se solidária, servidora.

Dom Edgar Ertl

DOM EDGAR ERTL Bispo Diocesano