Saúde

Lions Clube orienta sobre a Diabetes

O diabetes contribui com mais de 5 milhões de mortes por ano, sendo a oitava principal causa de morte no mundo. E os números continuam aumentando. O clubes de Lions de todo o mundo estão enfrentando essa emergência da saúde global, aumentando a conscientização sobre o diabetes através de vários tipos de campanhas e atuações clínicas.

Em Francisco Beltrão, o Lions Clube estará realizando uma série de postagens e colunas informativas nos principais jornais da região. A proposta é estabelecer uma ponte entre as diversas ações já existentes com pessoas que ainda não estão recebendo orientação.

Nesta semana vamos falar das atividades que o Núcleo de Diabetes de Francisco Beltrão oferece. Qualquer pessoa pode participar das reuniões são realizadas nas primeiras terças-feiras de cada mês, a partir das 19h30, em uma sala da Escola Municipal Bom Pastor, no bairro Luther King. Em cada encontro um profissional de uma área diferente repassa orientações e esclarece dúvidas.

A última edição foi destaque para os pés dos diabéticos, que é considerado uma complicação do Diabete mellitus. Para evitar aparecimento de enfermidades são necessárias orientações e medidas preventivas e auto cuidado. Cuidados estes que variam desde o controle da glicose com a alimentação, medicação, atividade física regular e boa educação em diabetes.

É nesta medida de prevenção que o Núcleo de Diabetes de Francisco Beltrão trouxe a palestra com a podóloga Dione Regina Gross, falando sobre os cuidados preventivos ao pé diabético, observando os principais procedimentos de auto cuidado preventivo, bem como verificar o grau de mobilidade dos participantes e uso adequado de calçados.

O encontro foi realizado no início do mês na Escola Municipal Bom Pastor.

Mais informações na página do facebook: nucleodiabeticosfranciscobeltrao

 

PARA PREVENIR PROBLEMAS:

Proteja os seus pés de ferimentos.

Inspecione os seus pés diariamente.

Consulte o seu podologista imediatamente se algum ferimento não cicatriza.

Mantenha controlados os níveis de açúcar do sangue.

Não fume.

Faça exercício regularmente.

Evite andar descalço.

Mantenha os seus pés limpos.

Calce sapatos confortáveis e bem adaptados aos seus pés.

Corte ou lime as unhas com cuidado, evite ferimentos.

Trate das calosidades e outras alterações com o Podologista.