Nutrição

Mindful Eating ou atenção plena. Quais os benefícios para a alimentação saudável?

Mindful Eating é uma expressão em inglês que quer dizer comer com atenção plena. Trata-se de um conjunto de práticas que desenvolvem a capacidade de estar plenamente presente, sem julgamentos, de forma a permitir que o indivíduo saia do piloto automático.
Desta forma, é possível verificar como o padrão mental é capaz de mudar nosso relacionamento com a comida, favorecendo uma alimentação mais consciente, e ainda conquistar inúmeros benefícios, cientificamente comprovados, como: redução do estresse, da insônia, da ansiedade, diminuição da irritação, melhora a memória, estimula a criatividade, promove o foco e a concentração, diminui as dores crônicas e gera inteligência emocional. Tudo isso com o simples passo de desacelerar e trabalhar a respiração, realizando uma tarefa por vez.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as taxas de obesidade quase triplicaram desde a década de 70, alcançando 650 milhões de pessoas em todo o Mundo.
O aumento da correria do dia a dia e da ansiedade são fatores relacionados à obesidade. Isso porque as pessoas passaram a comer sem atenção, mais do que precisam, sem mesmo estarem com fome, e não prestando atenção na mastigação e na sensação dos sabores. Por sua vez, as técnicas de alimentação consciente têm a finalidade de aguçar os reais sentimentos com a comida.
A técnica que envolve a melhora do relacionamento com a comida. Consiste em trazer estratégias que aumentem a atenção no momento da refeição para que o individuo perceba o sabor, o cheiro e a textura dos alimentos, bem como tenha consciência da correta mastigação e deglutição, aproveitando cada sensação que o alimento possa oferecer.
Adotar a atenção plena na rotina alimentar pode contribuir para a manutenção do peso corporal por conta de mecanismos associados à flexibilidade comportamental. Um exemplo disso é que a redução do estresse é um aspecto importante dos programas que envolvem o mindfullness, agindo em mudanças expressivas nas pessoas que apresentam compulsão alimentar relacionada às situações estressantes.
Agora que você já sabe o que significa comer com atenção plena e alguns dos benefícios que isso oferece para o seu bem estar e para sua saúde, deve estar pensando como poderá colocar em prática no dia a dia, certo?! Confira alguns passos abaixo:
• Coma somente quando estiver com fome fisiológica;
• Veja o que de melhor você pode comer no momento;
• Prepare os seus alimentos;
• Quando for comer, reserve um tempo específico para isso e acomode-se em um lugar confortável;
• Mantenha todos os aparelhos eletrônicos, como celulares, notebooks e televisores longe de você;
• Imagine todo o percurso do alimento até chegar à sua mesa;
• Não tenha pressa para realizar a refeição e sinta cada sabor, textura e aroma do alimento, mastigando bem;
• Trabalhe a sua respiração;
• Descanse os talheres para que se sinta mais confortável;
• Não pense nas quantidades de calorias de um prato e, sim, na sua saciedade;
• Agradeça pela alimentação