Educação

Nutrição na prevenção e tratamento do autista foi tema de Jornada Integrada

Assessoria – Conectando estudantes e professores das Unidades de Umuarama e Francisco Beltrão, a Universidade Paranaense promoveu a Jornada Integrada de Nutrição, com profissionais experientes de vários estados. Transmitida pelo canal da Unipar no YouTube, foi pautada por temas que estão em evidência na área (entre 24 e 28/8).

Profissionais de várias áreas e estudantes de outras instituições de ensino também assistiram ao evento. A série de palestras foi aberta pela especialista em Nutrição Clínica Funcional, Denise Carreiro, de São Paulo, que ministrou o tema Abordagem nutricional na prevenção e tratamento do autista.

Na segunda noite, a palestrante foi a nutricionista Rosana Lessa, de Montes Claros/MG; especialista em Nutrição Clínica, a profissional compartilhou seus conhecimentos sobre Transição nutricional. Padronização internacional da linguagem do nutricionista foi o tema proferido pela doutora em Ciências Médicas, professora Cristina Martins, de Curitiba.

Também chamou a atenção dos participantes a palestra Gamificação: como manter o paciente motivado no tratamento, conduzida pela nutricionista Marcella Parreiras, da empresa Salute – Trabalho do Corpo, de Belo Horizonte/MG.

A Jornada continuou com a pós-graduada em Nutrição Clínica Esportiva, Adriana Fanaro, do Rio de Janeiro, que explanou sobre Atendimento nutricional na prática. Para falar sobre Paciente covid-19: como a terapia nutricional deve atuar foi convidada a nutricionista Catherine Zago, residente em Multiprofissional em Nutrição Oncológica do hospital Erasto Gaertner, de Curitiba.

Também palestraram no evento um professor e uma ex-aluna da Unipar. O coordenador do mestrado em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, professor Emerson Botelho, destacou a importância dos produtos bioativos e seus benefícios para a saúde. Já a egressa Patrícia Xavier, de Pato Branco, falou sobre Nutrição na doença renal crônica.

Teve ainda dicas de culinária e alimentação vegana com a chef de cozinha Natalia Werutsky. A coordenadora do curso de Nutrição da Unipar de Francisco Beltrão, professora doutora Indiomara Baratto, afirma que o evento foi enriquecedor, dinâmico, atual e de muita troca de informação, o que desperta nos alunos o desejo de continuar sempre se atualizando.

“Alcançamos todas as expectativas em relação à ampliação e atualização de conhecimento; a participação de estudantes e profissionais das mais diferentes áreas mostra que a Nutrição é um assunto que desperta o interesse de muitos”, afirma.

A colega, professora Ana Paula Cestari, coordenadora do curso em Umuarama, concorda. “O resultado foi positivo! Muitos alunos elogiaram a escolha dos temas e dos palestrantes e, também, interagiram o tempo todo”, ratifica.