OPAS/OMS garante apoio na certificação de novas cidades amigas dos idosos
Em reunião na OMS, Leandre (PV-PR) debateu entrega do certificado aos novos municípios paranaenses aceitos na rede mundial de Cidades Amigáveis às Pessoas Idosas
Assessoria- Em Brasília, nesta segunda-feira (01), a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) esteve na sede da da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para uma reunião sobre a entrega dos certificados aos 11 municípios paranaenses que foram aceitos na rede mundial de Cidades Amigáveis às Pessoas Idosas.
Todo o processo de certificação destes municípios teve o acompanhamento do mandato da deputada Leandre, tendo como base um modelo inovador, testado e aprovado no município de Pato Branco, que foi o primeiro do Paraná a receber o certificado de Cidade Amiga da Pessoa Idosa, em 2018.
Participaram da reunião com a deputada a representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil, dra. Socorro Gross, e Lely Guzmán, coordenadora de Família, Gênero e Curso de Vida do escritório da OPAS/OMS no Brasil.
“Estamos organizando o momento de entrega dos certificados a estes novos municípios que foram aceitos na rede. A OPAS e a OMS também nos garantiram total apoio na busca da certificação de novas cidades, ao longo deste ano de 2021”, afirmou Leandre.
“Cada vez mais se mostra imprescindível as cidades se prepararem para acolher as pessoas na medida que elas envelhecem. Com a pandemia, ficaram evidentes as fragilidades relacionadas ao envelhecimento populacional e os enormes desafios que temos pela frente”, acrescentou Leandre.
Comissão Externa
Outros dois assuntos também foram debatidos durante a reunião: a instalação de uma comissão especial, na Câmara dos Deputados, para acompanhar as ações de promoção do envelhecimento saudável nos próximos 10 anos. E o projeto de lei que cria, no Brasil, uma Política Nacional do Cuidado. Leandre é a autora tanto do requerimento que cria a comissão quanto do Projeto de Lei 5.791/2019.
A dra. Socorro elogiou a iniciativa da deputada em criar a comissão. E afirmou que tanto a OPAS quanto a OMS vão participar, integralmente, dos trabalhos no colegiado. Ela acredita que o Brasil é o primeiro do Mundo a criar uma comissão parlamentar de acompanhamento da Década de Envelhecimento Saudável. Segundo ela, esta ação pode, inclusive, inspirar outras nações.
“Sem dúvidas as questões relacionadas a um envelhecimento saudável passam por uma política nacional de cuidado. Apresentei, ainda em 2019, uma proposta de lei que trata do tema e temos todo o apoio da OPAS/OMS”, concluiu Leandre.