‘’Pacote do Veneno’’
Nunca se falou tanto em alimentação como no momento em que vivemos. A busca por informações que ajudem a melhorar a saúde e alimentação parece incansável, pois se sabe que o consumo adequado de frutas e hortaliças auxilia na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (exemplo: obesidade, diabetes, câncer), e que o aumento na ingestão desses alimentos reduz o consumo de açúcares, sal (sódio) e gorduras.
Aliado a esses fatores, nos últimos anos, visando à melhora não só na quantidade, mas também na qualidade da alimentação, se tem buscado a implantação e melhora do sistema orgânico de produção, uma forma de produção livre de agrotóxicos ou pesticidas que diminui o impacto ambiental e fornece um alimento com maior valor nutricional.
Contrário a esse sistema, está em tramitação na câmara dos deputados, um projeto de lei que flexibiliza a normas para o uso dos agrotóxicos: facilitando a regularização dos agrotóxicos, dificultando a ação dos órgãos responsáveis pela fiscalização, e modificando as informações nos rótulos dos produtos que tenham agrotóxicos, mascarando a realidade.
Os conselhos de nutrição já se manifestaram contrários ao projeto, e lançaram um manifesto pelo qual a população pode ajudar na luta. O documento ‘’Pacote do Veneno’’ esta disponível para acesso via internet: http://contraosagrotoxicos.org/manifesto-contra-o-pacote-do-veneno/ .
Vale lembrar alguns dos riscos que os agrotóxicos oferecem: má-formação de fetos, câncer, mutações ou distúrbios hormonais.
Aos que puderem ajudar nessa luta, acesse pela internet o documento e vote CONTRA.