PRF resgata 30 filhotes de tartaruga com motorista que trafegava na BR-101
Répteis estavam em uma caixa de papelão no banco traseiro de um carro emplacado em São Paulo.
Policiais rodoviários federais resgataram, na manhã desta quarta-feira (15), na BR-101, em Itapema (SC), 30 filhotes de tartaruga da espécie tigre d’água.
Os répteis, também conhecidos como cágados (tartarugas de água doce), estavam em uma caixa de papelão no banco traseiro de um Ford Ka com placas de São Paulo.
Paulistano de 32 anos, o motorista disse que ganhou os animais “de presente” no Rio Grande do Sul e que levaria para o sítio da família no Estado paulista. No entanto, há suspeita de que os filhotes seriam comercializados.
A Polícia Militar Ambiental compareceu ao local, recolheu os répteis e vai instaurar processo administrativo para apurar o crime de apanhar e transportar espécimes da flora silvestre sem autorização dos órgãos ambientais.
Caso semelhante
Durante uma ação de fiscalização na BR-101, em Torres, na tarde do dia 7 de fevereiro, mais de mil filhotes de tartaruga da espécie tigre d’água foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) . Os animais estavam em condições precárias de transporte, dentro de sacolas, e um homem de 53 anos foi preso em flagrante por crime ambiental.
Na operação, os policiais abordaram o motorista de uma Volkswagen Amarok, que seguia em direção a Santa Catarina. O indivíduo já havia sido preso pela PRF em 2019 transportando 800 tartarugas, e em 2005 transportando outros animais (macacos sagui, tucanos e outros pássaros).
Gaúcha ZH