PROCON FISCALIZA QUALIDADE DO SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL
Assessoria
Devido a reclamações quanto a qualidade do serviço de dados móveis dos celulares, o Procon de Francisco Beltrão está se mobilizando para reunir informações dos consumidores e tomar as medidas cabíveis em relação as operadoras de telefonia móvel, como a cobrança de mais antenas para que o serviço contratado seja entregue, e multa caso exista falha na prestação odo serviço.
A Anatel disponibilizou o aplicativo (EAQ), por meio do qual o consumidor pode realizar os testes de qualidade da banda larga, tanto da sua rede fixa, quanto da rede móvel. Esta mesma ferramenta também é utilizada para o consumidor cancelar um contrato sem multa por falha na prestação de serviço, quando, por exemplo, a velocidade entregue não corresponde a contratada.
A coordenadora do Procon em Beltrão, Helena do Couto, explica que para o órgão de defesa do consumidor reunir as informações necessárias, precisa da ajuda do consumidor. Ela recomenda os seguintes passos:
• Baixar o aplicativo EAQ no seu smartphone;
• Desligar a função wi-fi, para utilizar apenas os dados móveis;
• Realizar o teste de velocidade;
• Tirar um print do teste finalizado;
• Enviar o print para o whatsApp do Procon (46) 3524-5063 e informar em qual bairro realizou o teste.
Caso o teste falhe, o consumidor pode enviar o print onde aparece essa mensagem. “Estes dados irão nos auxiliar a mapearmos a qualidade do serviço das operadoras em Francisco Beltrão. Por isso a colaboração dos consumidores é imprescindível”, enfatiza Helena. Para baixar o aplicativo basta acessar https://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/ e depois realizar os testes.