Psicoterapia de casais
A psicoterapia de casais é uma área de intervenção que se propõe a ajudar os casais a lidar com os problemas de relacionamento, busca ajudar a: a) autoconhecerem-se e compreender como seus comportamentos atrapalham a relação; b) refletir sobre atributos necessários para a relação amorosa, tais como consideração e confiança; c) melhorar a comunicação; dentre outros.
Na vida de casal, como em qualquer outro relacionamento, constroem-se histórias de vida e padrões de relação com concordâncias/discordâncias, compatibilidade/incompatibilidade, acertos/erros. Algumas vezes, os casais têm êxito em superar os problemas e aprendem a gradualmente lidar com os problemas na medida que eles aparecem.
Porém, muitas vezes isso não acontece e o enfrentamento dos conflitos acaba a comprometer negativamente a qualidade da vida pessoa e da vida em comum. Infelizmente, muitas pessoas ainda encaram a psicoterapia como última alternativa antes do divórcio e isso pode ser tarde demais para resgatar a essência da relação.
O diálogo pode ser curativo em muitos casos, mas não é a saída para tudo.Terapia nem sempre é uma prática fácil – rever suas atitudes e valores pode ser muito dolorido. Quando ela é feita em casal, pode ser ainda mais difícil, afinal, você vai, com ajuda de um profissional, entender quais são as expectativas e as frustrações do outro e repensar a relação que estabelecem.
A psicoterapia eficaz se propõe a lidar com os processos de mudança e de tolerância e aceitação entre os pares.
A terapia também é útil (e muito) para resolver situações específicas, como dificuldades para chegar a um acordo sobre as finanças ou a educação dos filhos e até transtornos no relacionamento com os parentes, por exemplo.