Turismo

Reconstrução no centro de ecoturismo da Argentina salva lontras gigantes

Os ecologistas estão celebrando o nascimento de três filhotes de lontras gigantes. Classificadas como extintas na Argentina, o nascimento dos filhotes é resultado de um grande projeto de reflorestamento nas áreas úmidas do país. Isso traz esperança para a espécie – e também cria mais oportunidades para o ecoturismo sustentável na área.

Após décadas de ausência, os três filhotes nasceram em maio nos pântanos de Iberá, no nordeste da Argentina. O nascimento histórico é parte de um grande esforço do governo local da província de Corrientes, da Administração de Parques Nacionais e da Fundação Rewilding Argentina, um dos grupos conservacionistas fundado por Kris e o falecido Doug Tompkins para restaurar áreas selvagens do Chile e a Argentina com dinheiro de suas empresas de varejo, The North Face, Esprit e Patagonia.

“Esses três filhotes são os primeiros que nasceram em nosso país em décadas e representam a esperança de recuperar uma espécie inteira”, disse Talía Zamboni, bióloga da Rewilding Argentina. “O projeto que está sendo realizado em Iberá é o único do gênero, nunca antes se tentou fazer a lontra gigante voltar a um lugar onde havia desaparecido por causas antrópicas”.

A lontra gigante, ou ariranha, é a maior das espécies de lontra. Com 1,8 metros de comprimento, o predador sul-americano já percorreu amplamente a Bacia Amazônica, mas décadas de caça, degradação e destruição de habitat devastou suas espécies, que são classificadas como ameaçadas de extinção em todo o mundo.

Mas nas últimas semanas a situação melhorou na Argentina. Em maio, houve o primeiro avistamento – em 40 anos – de uma lontra gigante, em estado selvagem. Aconteceu no Parque Nacional El Impenetrable, um enorme trecho de selva outrora ameaçada na floresta do Gran Chaco que os conservacionistas transformaram em um centro de turismo sustentável. Seguiu-se então o nascimento dos três filhotes no Parque Iberá, dos pais Coco e Alondra, duas ariranhas gigantes recém-reintroduzidas no pantanal.

Sarah Bevilaqua

ESTAÇÃO LONDRES 46.3055.6008 | 99942.0008 | Av. Luis Antonio Faedo, 1810 Sala 02 - Industrial - Ed. Montebelluna | Francisco Beltrão - PR