Beltrão

Regiane Dill presidente do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade

Da assessoria/SETHFB

– Regiane Cortese Dill foi reeleita, no último dia 28 de julho, presidente do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Francisco Beltrão e região (SETHFB). As eleições acontecem a cada cinco anos, conforme regras estabelecidas no estatuto do sindicato. A sindicalista é também presidente do Fórum Sindical do Sudoeste, formado por sete sindicatos regionais.

Estavam aptos a votar 166 trabalhadores de entidades beneficentes, religiosas, filantrópicas, imobiliárias, condomínios, empresas de turismo, lavanderias, casas de diversões, hotéis, bares, restaurantes, sorveterias, churrascarias, salões de beleza e centros estéticos de Beltrão e região.

Foram dispostas aos eleitores urnas na sede do SETHFB em Francisco Beltrão (Rua Curitiba, esquina com Avenida Júlio Assis Cavalheiro, Centro), na subsede em Dois Vizinhos (Avenida México, nº 464, sala 01, Bairro Centro Sul), e também foi organizada uma urna itinerante para a coleta de votos nas empresas.

O processo eleitoral foi coordenado pelo assessor jurídico da entidade, Dr. Allan Andreassa Z. Sereia, advogado, que foi nomeado através de uma portaria, nos termos do estatuto, contando ainda com membros do Fórum Sindical, presidentes de mesa e mesários de cada uma das urnas.

No final, ainda foram nomeados os membros da mesa apuradora que realizaram a contagem dos votos e certificaram a validade. Foi confirmada a presença de 65% dos eleitores aptos a votar. Após a apuração, o coordenador do processo eleitoral reconheceu a validade do resultado e declarou Regiane como a presidente reeleita por unanimidade.

Os próximos passos

Além de continuar defendendo e protegendo os direitos trabalhistas, buscando melhorar as condições de trabalho e salários, qualificar os trabalhadores e estender os atendimentos para mais cidades de abrangência da entidade, estão entre os principais objetivos de Regiane e sua diretoria para os próximos cinco anos, “a busca de parcerias com profissionais de diversas áreas para profissionalizar nossos trabalhadores, pois nossa região está se desenvolvendo e o trabalhador precisa se qualificar. Nós, como entidade sindical, queremos ajudar nesse processo, precisamos resgatar a importância do sindicalismo e de tudo que um sindicato pode e deve fazer para seus representados, pois sozinhos não conseguimos fazer nada”.

Contudo, Regiane salienta que o trabalhador precisa fazer a sua parte, ser participante e estar atento aos trabalhos desenvolvidos pela entidade que o representa. Entre os membros da nova diretoria, Lurdes Rosa da Silva assumirá o cargo de diretora-social do SETHFB. Segundo Lurdes, sua função será ajudar na tomada de decisões e nos projetos do sindicato, ajudando a desenvolver trabalhos sociais junto aos associados como melhorar os convênios, além dos que já existem. E também colaborar na organização de campanhas solidárias e de novos cursos. Sou consciente de que teremos muitos desafios pela frente, porém, sei que não estarei trabalhando sozinha”.

Para Lurdes, a participação dos trabalhadores na vida do sindicato faz toda a diferença. Muitas vezes eles têm dúvidas sobre seus direitos. E quem orienta é o sindicato, com toda a sua equipe. Quem luta pelo trabalhador é o sindicato. Se temos aumento de salários, convênios, entre outros benefícios, é porque o sindicato lutou por essas melhorias. Trabalhador, faça parte do seu sindicato que está sempre lutando por você”.

Recado aos trabalhadores

Quantas vezes você já se deparou com um endereço ou fone de alguém que não está atualizado? Regiane conclama aos trabalhadores que mantenham seus dados atualizados junto ao SETHFB. É muito importante para mantermos uma boa comunicação, seja para informarmos sobre as campanhas que o sindicato organiza, como as eleições e demais ações que desenvolvemos”.

Site próprio

Outra conquista do SETHFB é a criação do site próprio, que está em desenvolvimento e tem sua data de lançamento planejada para dia 3 de setembro, mesmo dia da posse da nova diretoria – quinquênio 2021/2026.

Transparência

A presidente Regiane reforça que muitos trabalhadores, até hoje, não têm noção de como é organizada uma eleição sindical. Outros nem sabem como é fazer parte de um sindicato. Antes da eleição, é feita uma reunião com os membros da atual diretoria para saber quem pretende seguir na diretoria. O edital foi publicado no dia 24 de junho, onde foram convocados todos os trabalhadores da categoria. “Os critérios para um trabalhador se candidatar e concorrer numa eleição sindical é fazer parte de uma das categorias que o sindicato representa, trabalhando numa empresa durante 24 meses (ininterruptos). Também é necessário ao candidato estar em dia com as mensalidades sindicais. Outro requisito é o trabalhador se questionar dos motivos que o estão levando a fazer parte da diretoria do sindicato, tem que ser para fazer a diferença. O trabalho dentro de um sindicato não é apenas para o momento, mas para as futuras gerações, sempre respeitando o que as gerações passadas fizeram”, comenta Regiane.

Na história do SETHFB, fundado em 1989, é a primeira vez que uma mulher assume como presidente eleita. Em 2011, Regiane participou da chapa então empossada como diretora secretária-geral. Já em 2018, diante da renúncia do presidente da época, ela assumiu a presidência.

Também nunca houve a disputa por duas chapas de candidatos na eleição. Acredito que seja pela dificuldade em encontrar trabalhadores aptos na mesma categoria (dois anos de vínculo). Conforme o Estatuto, são necessárias, no mínimo 11 pessoas para compor uma chapa, e no máximo 14”, explica Regiane.

Diretoria eleita

Diretora-presidente: Regiane Cortese Dill

Diretor-tesoureiro: José Cleton Wagner

Diretora-secretária-geral: Sirlei T. Oliveira de Oliveira

Diretora-social: Lurdes Rosa da Silva

Suplentes: Stephanie Alves Gonçalves da Silva e Marcos Vieira de Oliveira

Conselho fiscal efetivo: Maria Rodrigues da Rosa, Roseli Terezinha Wuikoski e Luciane de Fátima Ferreira Camini

Suplentes do conselho fiscal: Diogo dos Santos de Araújo e Lucas Barra Jover

Delegados representantes junto às entidades superiores: Regiane Cortese Dill e José Cleton Wagner

Na foto: Parte da diretoria eleita: Regiane Cortese Dill (diretora-presidente), Lucas Barra Jover (diretor-suplente do Conselho Fiscal), Lurdes Rosa da Silva (diretora-social) e José Cleto Wagner (diretor-tesoureiro). Crédito imagens: Banco de imagens/SETHFB.