Geral

Startup Agilizamed concorre em premiação estadual

ASSESSORIA

Nos dias 25 e 26 de agosto será realizado o evento on-line Conecta 2021 para a revelação dos ganhadores do Prêmio Habitats Paraná de Inovação, uma iniciativa do Sebrae e da Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras (Reinova). O objetivo é valorizar os ambientes promotores de inovação e os empreendimentos instalados que vêm se destacando dentro dos mais diferentes habitats espalhados por todo o Paraná, reconhecendo os resultados e a qualidade do trabalho desenvolvido por estes ambientes.  

Em Francisco Beltrão foi realizada uma seleção através da Incubadora Tecnológica da Prefeitura (Intec). A Agilizamed é a startup ganhadora e representará o município na fase estadual. Trata-se de um arranjo tecnológico na área de telemedicina, que possibilita a realização de teleconsulta, permitindo que um especialista de determinada área possa auxiliar outros profissionais de saúde, o que dá uma grande agilidade nos atendimentos. Quarta-feira, 18, o prefeito Cleber Fontana recebeu os idealizadores do projeto, juntamente com representantes do Sebrae e da Associação Empresarial. Além de parabenizar os envolvidos no projeto, o prefeito enfatizou que o município está avançando na área de tecnologia e inovação. “Essa iniciativa nos dá entusiasmo e satisfação. Temos viabilizado estrutura e apoio e por meio do envolvimento da Prefeitura e de outros segmentos vamos avançar muito mais”, comentou Cleber. 

Visibilidade para a incubadora 
Para o secretário Alexandre Pécoits, de Planejamento, que também coordena o setor de tecnologia e inovação da Prefeitura, o reconhecimento das iniciativas resulta em visibilidade para a incubadora tecnológica do município. “Francisco Beltrão tem se mostrado um ambiente mobilizado nesta área e esse tipo de iniciativa valoriza os projetos em andamento e incentiva outras pessoas e empresas e investirem nesta área.”  Participaram da reunião com o prefeito os secretários Alexandre Pécoits, do Planejamento, e Manoel Brezolin, da Saúde, o empresário Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Associação Empresarial, (Acefb), o secretário da entidade, Joares Ribeiro, a consultora do Sebrae, Jocelei Fiorentin, e os criadores e idealizadores da startup, Cledson Lodi, e o médico Mário de Souza Martins Neto, que também utiliza o sistema. Também faz parte do projeto o médico Diogo Hiroshi Beçon Kussakawa. 

Conecta 2021
Durante o evento, que será realizado em Curitiba, serão premiadas duas categorias: empreendimentos em desenvolvimento e empresas inovadoras que participam dos programas oferecidos pelos habitats de inovação e que podem ou não estar instalados nesses ambientes; e empreendimentos consolidados, que já passaram pelos programas e atuam no mercado de maneira mais consistente, sem o apoio direto desses ambientes, mas que ainda mantenham algum tipo de vínculo. No Sudoeste dez empreendimentos foram selecionados pelos gestores dos habitats ao prêmio, seis em desenvolvimento e quatro consolidados. Os empreendedores selecionados nas seletivas regionais serão premiados com horas de mentorias, consultorias do Sebrae e com troféu e certificado de “Empreendimento ou Ambiente de Inovação Destaque 2021”. A incubadora tecnológica de Francisco Beltrão teve seis empresas graduadas nos últimos quatro anos. Atualmente o ambiente conta com dez grupos, entre pré-incubadas e incubadas.