Regional

Tempestade com ventos de até 100 km/h deixa estragos em Capanema

Chuva acompanhada de fortes rajadas de vento foi registrada na noite de segunda (23). 2 pessoas ficaram feridas, uma no momento do vendaval e outra nesta terça (24) na tentativa de reparação do telhado. Foto: Coagro também teve parte da estrutura afetada. Crédito: Corpo de Bombeiros.

Por g1 PR 

Uma chuva acompanhada de fortes rajadas de vento atingiu a cidade de Capanema, no sudoeste do Paraná, na noite de segunda-feira (24). 

Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) em análise preliminar é possível afirmar que a cidade registrou um fenômeno conhecido como ‘downdraft’, que consiste em “rajada forte de vento que desce da nuvem para o solo com força”, afirmou em nota o Simepar.

Os indícios, tamanho e dimensões dos estragos apontam, segundo o Simepar, para ventos que podem ter chegado a 100 km/h, segundo o sistema.

Moradores registraram os estragos pela cidade. Nas imagens é possível ver o vento forte atingindo a cidade e depois árvores caídas, assim como telhados destruídos.

Duas pessoas ficaram feridas, uma no momento do vendaval e outra que sofreu uma queda na manhã desta terça-feira (24) na tentativa de reparação do telhado. Ambos sem gravidade.

Conforme a prefeitura do município, houve registro de queda de várias de árvores, além de destelhamentos em casas e comércios da cidade e estragos em escolas e outros prédios públicos.

Dados preliminares dos bombeiros indicam que pelo menos um terço da cidade, que possui pouco mais de 20,4 mil habitantes, registrou estragos.

Foram realizados 50 cortes de árvores que estavam bloqueando vias ou mesmo que tenham caído sobre casas.