Turismo: Novo trem de alta velocidade conectará Paris e Berlim em 7 horas
As viagens ferroviárias de alta velocidade continuam a florescer na Europa com uma linha direta entre Paris e Berlim programada para ser lançada no próximo ano.
A operadora ferroviária francesa SNCF disse que o serviço pode estar em operação em dezembro de 2023. “Faz sentido porque vemos que as pessoas estão aceitando viagens cada vez mais longas.

Há realmente pessoas que estão dispostas a passar cinco horas, seis horas, sete horas em um trem”, disse o CEO da SNCF, Jean-Pierre Farandou, à AFP via Euronews. Nesse caso, a rota Paris-Berlim levaria sete horas, explicou. Tanto a SNCF quanto a operadora ferroviária alemã Deutsche Bahn oferecem serviços de trem de alta velocidade entre Paris e Frankfurt, Stuttgart ou Mannheim na Alemanha, mas atualmente não há linha direta para Berlim da capital francesa.
Alain Krakovitch, da SNCF, disse que a demanda por viagens ferroviárias de alta velocidade não está mostrando sinais de desaceleração na Europa e apontou o sucesso das ligações de alta velocidade Paris-Milão e Paris-Barcelona como motivação para conectar Paris a mais cidades europeias. “A observação que fazemos hoje é que Paris-Milão e Paris-Barcelona têm taxas de ocupação incríveis: na Paris-Milão, a oferta dobrou com a chegada da Trenitalia (a empresa ferroviária italiana de alta velocidade que iniciou suas operações na França no ano passado) , e apesar disso, os trens estão cheios”, explicou Krakovitch. “Devemos poder ter a mesma coisa no Paris-Berlim.”

O serviço de alta velocidade Paris-Berlim começará com um trem entre as duas capitais diariamente em dezembro de 2023, antes de um novo serviço noturno ser lançado posteriormente. Enquanto isso, o serviço ferroviário de alta velocidade, Eurostar, está unindo forças com a operadora ferroviária franco-belga Thalys para conectar diretamente Londres com cidades na Alemanha pela primeira vez.
Além disso, o serviço EuroNight da operadora sueca SJ está programado para ser lançado em setembro, dando aos passageiros ainda mais opções de destinos ao viajar de trem na Europa. Ele fornecerá um serviço noturno da capital da Suécia, Estocolmo, a Hamburgo, na Alemanha, com uma parada em Copenhague ao longo do caminho. Hamburgo é também o elo que faltava nas viagens ferroviárias entre o Reino Unido e a Suécia e ligará Londres a Estocolmo.
Quando for lançado, significa que os passageiros em Londres poderão ir com a Eurostar para Bruxelas, depois um trem para Hamburgo para ingressar no serviço EuroNight para Estocolmo. Se os passageiros pegarem o serviço das 21h para Estocolmo, chegarão à capital sueca bem a tempo para o café da manhã às 10h do dia seguinte.