Turismo: O que fazer na Itália
Descobrir a melhor maneira de passar o tempo na capital italiana é um enigma cultural.
Por Sarah Bevilaqua
A Itália, com sua arte, arquitetura e comida inspiradoras, não é uma atriz de segundo plano no cenário mundial. Epicentro do Império Romano e berço do Renascimento, esse incrível país europeu carrega muito peso de seu prestígio cultural.
O desafio não é tanto para onde ir – uma experiência incrível é honestamente garantida onde quer que você vá – mas sim como fazê-lo. Aqui estão três dicas para garantir que a sua viagem à Itália seja uma experiência única na vida:
1. Tour Roma, o epicentro do Império Romano
Descobrir a melhor maneira de passar o tempo na capital italiana é um enigma cultural. Roma é a antiga caput mundi (capital do mundo), o epicentro do Império Romano, a sede espiritual do mundo cristão e o repositório de mais de dois milênios de arte e arquitetura europeias. A cidade exala pontos turísticos imperdíveis por todos os poros.
Passear pela Cidade Eterna da Itália em uma Vespa para passear em alta velocidade é uma opção e uma ótima maneira de experimentar a dolce vita (boa vida). Do Coliseu (compre um ingresso “Full Experience” para acessar os cofres subterrâneos) ao Panteão e do Fórum Romano à Capela Sistina de Michelangelo e aos Museus do Vaticano, há história e cultura a cada esquina.
2. Percorra as pistas de esqui e trilhas de caminhada no Valle d’Aosta
Cercado por alguns dos picos mais altos da Europa, incluindo Mont Blanc, Matterhorn, Monte Rosa e Gran Paradiso, o Vale de Aosta possui algumas das melhores instalações para esportes de inverno do continente. Na elegante Courmayeur, os esquiadores de inverno descem pistas de arrepiar os cabelos até a França e Suíça, cruzando geleiras e retornando em teleféricos elevados.
E quando a neve derrete, trilhas espetaculares no Parco Nazionale del Gran Paradiso e ao redor do Mont Blanc aguardam. Seja qual for a estação, fique de olho no franco-provençal (também conhecido como Valdôtain), o idioma local característico do vale franco-italiano.
3. Absorva a beleza atemporal da Sicília
Eterna encruzilhada do Mediterrâneo, a ilha da Sicília deslumbra com sua brilhante diversidade de paisagens e tesouros culturais. No sudeste, a cor de mel Siracusa era a maior cidade do mundo antigo – maior até do que Atenas e Corinto – e desempenhou um papel importante na Grécia clássica. Suas hipnóticas ruínas arqueológicas, erguendo-se de exuberantes pomares de frutas cítricas e do cintilante azul do Mediterrâneo, continuam a encapsular a beleza atemporal da Sicília.