Coperarte lança projetos artísticos para 2023
Copel é a patrocinadora máster dos eventos deste ano.
Antônio Da Caz, André Luiz Ruaro, Juceney Da Caz, Wladimir Berté e Roniedson Rebelatto, no pré-lançamento dos projetos da Coperarte, no Rotary Club Francisco Beltrão. Crédito: Leandra Fancischett
Por Leandra Francischett
O pré-lançamento dos projetos artísticos da Coperarte (Cooperativa de Arte do Sudoeste do Paraná), para o primeiro semestre do ano de 2023, aconteceu na noite do dia 20, sexta-feira, no Rotary Club Francisco Beltrão. O evento contou com a presença de Hemerson Almeida Orcesi, gerente regional da Copel, empresa patrocinadora máster, e dos apoiadores Antônio Carlos Pedron e Antônio Carlos Bonetti. Os projetos contam ainda com outros apoiadores locais, além da contribuição dos deputados Ademar Traiano e Wilmar Reichembach.

Roniedson Rebelatto, presidente da Coperarte, apresentou diversos projetos, com destaque para a Cantata A Revolta dos Posseiros, Dança na Escola – Ballet Clássico “Meus Primeiros Passos”, 10º Festival Internacional de Música Sonata e a impressão do livro “Deodato Bernhart – O Frei Missionário”, do jornalista Flávio Pedron. Esses projetos são aprovados no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura, do Governo do Estado do Paraná, com exceção do Festival Internacional de Música, que é apoiado pela lei de incentivo do Governo Federal.
Felipe Radicetti, organizador da Cantata, também esteve neste pré-lançamento. A cantata A Revolta dos Posseiros terá entrada gratuita e acontecerá dias 27 de fevereiro, em Eneas Marques; 28 de fevereiro, em Capanema; 1º de março, em Barracão; 2 de março, em Verê; 3 de março, em Ampere; e 4 de março em Santo Antônio do Sudoeste.
Segundo Roniedson, a cantata é destinada a homenagear o conflito de dimensões épicas da história recente paranaense, ocorrida em 1957, no Sudoeste. A cantata é uma forma musical clássica descritiva, escrita para um intérprete (tenor), coro e orquestra sinfônica; os textos para cada um dos movimentos da suíte consistem em construções poéticas rigorosamente baseadas em documentos históricos, jornalísticos e relatos de fonte primária.
“O projeto engajou artistas criadores, intérpretes e diretores artísticos e executivos de notória competência que são residentes no Sudoeste do Paraná; assim, a previsão de um talk-show de cunho historiográfico faz deste projeto mais do que um evento de entretenimento musical: trata-se de um produto cultural destinado ao resgate da memória do Sudoeste do Estado e uma ação de preservação de nossos valores identitários e irrenunciáveis.”
Dança na Escola – Ballet Clássico
O projeto Dança na Escola – Ballet Clássico “Meus Primeiros Passos” terá duração de 10 meses, sendo ministrados cursos de ballet clássico para crianças dos bairros da Cidade Norte, nas proximidades do Ceju (Centro da Juventude), e na Escola Municipal Recanto Feliz – CAIC, atendendo até 50 crianças de 3 a 10 anos.
Ao término do projeto serão realizadas quatro apresentações, a fim de compartilhar com a comunidade os produtos artísticos desenvolvidos pelos alunos. A participação é gratuita.
Festival Internacional de Música Sonata
A 10ª edição do Festival Internacional de Música Sonata será realizada de 5 a 16 de março, visando promover a interação entre estudantes e professores de música. Haverá oficinas, shows itinerantes em toda a cidade de Francisco Beltrão, apresentações musicais em teatro e concerto didáticos. Este evento contará com a participação de artistas da Europa e América Latina.
Livro “Deodato Bernhart – O Frei Missionário”
Roniedson ressalta que a impressão do livro “Deodato Bernhart – O Frei Missionário”, do jornalista Flávio Pedron, é um registro da história sobre o primeiro sacerdote a trabalhar entre 1949 e 1956, antes da criação do Município de Francisco Beltrão (PR) e nos primeiros anos de sua emancipação. Também serão ministradas palestras para alunos e professores de escolas da rede pública sobre a obra e vida deste pioneiro local.
“Convidamos a todos para estarem atentos, prestigiarem e usufruírem desta extensa programação”, destaca Roniedson.