Variedades

Variedades

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Universidade Paranaense e a Agência do Trabalhador lançaram o Projeto Emprega Mais, que visa qualificar os trabalhadores que buscam recolocação no mercado de trabalho. Esta ação será desenvolvida para atender uma necessidade percebida pela Agência do Trabalhador de Francisco Beltrão. Essa qualificação está sendo possível graças a parceria que a Unipar está desenvolvendo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os cursos de Psicologia, Enfermagem, Odontologia, Administração e Contabilidade estão envolvidos no projeto que atuará nas áreas comportamentais, de postura e do comprometimento no trabalho, apresentação pessoal, autoestima, elaboração de curriculum e aumento da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho.

Empresa iniciou os trabalhos de colocação de novos postes e cabos de energia elétrica na Via do Conhecimento num trecho de 300 metros. A rua interliga o Bairro São Miguel ao Campus da UTFPR e o Colégio Agrícola, Estão sendo  instalandos os postes e a nova rede de distribuição de energia elétrica devido ao alargamento da Via do Conhecimento pela administração municipal. Neste sábado na ligação da nova rede, devem ser feitos pequenos serviços de baixa tensão.

A campanha Vote Certo começou com várias ações para chamar a atenção do eleitor para a importância do voto. A campanha foi idealizada pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná e tem o apoio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), que distribuiu materiais específicos para redes sociais a todas as entidades por meio das 12 coordenadorias regionais. A campanha Vote Certo é um convite para que o eleitor reflita antes de definir em quem votar. Alguns questionamentos básicos são apresentados nas peças, para provocar a população sobre aspectos que o bom candidato deve reunir. “O voto é um fator determinante para a construção de um novo País, por isso deve ser confiado à quem não está envolvido em casos de corrupção e que possua um plano sólido de governo.

O uso de tecnologia é essencial para o incremento de resultados e já faz parte do dia a dia dos produtores rurais brasileiros. O desafio atual está em conectar dispositivos e transformar os dados gerados no campo em estratégias de negócios e capacidade competitiva – tudo em tempo real. O assunto será o tema central do 6º Fórum de Agricultura da América do Sul, que ocorre nos dias 23 e 24 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento vai reunir representantes das principais cadeias produtivas do agronegócio, além de especialistas em logística e mercado, para debater o impacto da tecnologia na realidade sul-americana.

A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão votou projeto de lei para concessão de uso do aterro sanitário municipal para empresa que poderá receber os resíduos. A concessão é para 20 anos, os investimentos vão de 14 a 20 milhões de reais da empresa que serão aplicados em estrutura no aterro. A empresa deverá gerar novos empregos. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Adriano David, os cálculos indicam hoje uma vida útil de apenas seis anos para o aterro. Por isso a urgência na busca por alternativas mais eficientes para eliminação do lixo. Os funcionários que hoje trabalham no aterro e o maquinário utilizado voltam aos quadros da Prefeitura. Outra determinação é que a empresa vencedora use todo o lixo disponível, inclusive o que já está enterrado.

No período de 6 a 31 de agosto será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo, sendo 18 de agosto, um sábado, o Dia D de mobilização. O objetivo é manter elevada a cobertura vacinal contra as duas doenças evitando a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como imunizar os menores de cinco anos contra o sarampo e a rubéola.    No município de Francisco Beltrão o público alvo são as 4.477 crianças de um a quatro anos de idade. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura. Os pais e responsáveis devem comparecer aos locais de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação e cartão SUS para avaliação e registro. Os adultos também podem se vacinar contra o Sarampo, caso estejam com a carteira de vacinação desatualizada.

Edgar Marquetti

COLUNA VARIEDADES Edgar Marqueti | Colunista da Folha do Sudoeste/ Rádio Princesa.