Ano novo, vida nova
A chegada de um novo ano nos possibilita iniciar uma nova história; muitos consideram a oportunidade de ter uma folha em branco e escrever uma nova história. Para mim, a virada do ano é um momento de refletir sobre o que conseguimos alcançar e passar a sonhar com as novas possiblidades que o ano novo trará.
Porém entendo que, não é iniciar uma nova história, mas continuar a nossa; não importa se 2021 foi bom ou ruim, esta é sua história: precisamos aprender a aceitar nossas histórias para que, a partir delas possamos crescer! Criar novos alicerces depende de sabemos sobre nós.
Para muitos, o final de ano é marcado pelo fracasso e frustração em diversas metas estabelecidas: não se conseguiu a promoção desejada, não se parou de beber ou fumar, não está satisfeito com o relacionamento, não consegue desenvolver relacionamentos com amigos ou amorosos, o ano foi marcado por cisões e desentendimentos, há muitas dívidas financeiras, não se alcançou o peso ou imagem corporal desejada, ou outros.
No final de ano fazemos geralmente, consciente ou inconscientemente uma revisão de como foi o ano e o que ficou marcado. E se para a pessoa ficaram marcados insucessos e dificuldades, seja na vida relacional, na vida profissional ou em relação à ambição pessoal, o final de ano torna-se um fardo pesado e indigesto.
A capacidade em lidar com frustrações e dificuldades conta muito nesta situação. Mas percebemos que muitas pessoas se fragilizam e adoecem neste período exatamente por não suportar a pressão, interna e externa, que aponta para felicidade, sucesso e realizações.
A angustia, frustração e sentimento de inadequação e incapacidade podem ser trabalhados e elaborados, a medida em que o indivíduo buscar novas soluções e se disponibiliza a enfrentar seus medos e sombras. É um tratamento que encontra dificuldades e barreiras, mas é possível e pode possibilitar uma nova perspectiva e visão desta época do ano, do fechamento de um ciclo, para o início do novo!
É necessário comprometer-se com os seus objetivos, com a sua vida.
Sempre é tempo de recomeços.