Religiões

O arrebatamento da Igreja

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas núvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim, estaremos sempre com o Senhor”- (I Tessalonicenses 4.16,17).

O termo arrebatamento deriva da palavra “raptus” em latim, que significa “arrebatado rapidamente e com força”. Esse evento descrito aqui e em Coríntios 15, refere-se a ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares. O arrebatamento abrange apenas os salvos em Cristo. Instantes antes do arrebatamento, ao descer Cristo do céu para buscar a sua igreja, ocorrerá a ressurreição dos “que morreram em Cristo” – (I Tessalonicenses 4.16).  Não se trata da mesma ressurreição referida em Apocalipse 20.4, a qual somente ocorrerá depois de Cristo voltar à terra julgar os ímpios e prender satanás (Apocalipse 19.11 e 20.3). Ao mesmo tempo em que ocorre a ressurreição dos mortos em Cristo, os cristãos vivos serão “transformados”, seus corpos se revestirão de imortalidade conforme I Coríntios 15.51,53 que diz: “Eis aqui vos digo um mistério: na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta, porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade”. Isto acontecerá num instante, “num abrir e fechar de olhos” (I Coríntios 15.52). Tanto cristãos ressurretos como os que acabaram de ser transformados serão “arrebatados juntamente” (I Tessalonicenses 4.17), para encontrar-se com Cristo nos ares, ou seja: na atmosfera entre a terra e o céu.

Estarão literalmente unidos com Cristo

(I Tessalonicenses 4.16,17), levados à casa do Pai, no céu (João 14.2,3), e reunidos aos queridos que tinham morrido (I Tessalonicenses 4.13-18). Estarão livres de todas as aflições – “Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” – (Filipenses 3.21), de toda perseguição, opressão, de todo domínio do pecado e da morte e por fim, o arrebatamento nos livra da “ira futura”, ou seja: a grande tribulação – “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por Nosso Senhor Jesus Cristo” (I Tessalonicenses 5.9).

A esperança de que nosso Salvador logo voltará para nos tirar do mundo, a fim de estarmos “sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4.17), é a bem-aventurada esperança de todos os redimidos – “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo”  (Tito 2.13). É fonte principal de consolo para os cristãos que sofrem (I Tessalonicenses 5.10). A Bíblia insiste que anelemos e esperemos contínua e confiadamente a volta do Nosso Senhor. Quem está na igreja mas não abandona o pecado e o mal, sendo assim infiel a Cristo, será deixado aqui no arrebatamento, e fará parte da igreja apóstata e estará sujeito à ira de Deus.

“E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém!” (Apocalipse 22.12,20).

Leia a Bíblia, enriqueça sua alma!